Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Lançamento do SAPIENS IDOMED promove debate sobre desafios e oportunidades para publicações científicas de alto impacto

Publicadas

sobre

Reprodução

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) realizou na última semana o lançamento do SAPIENS IDOMED, seu novo Serviço de Apoio à Publicação Científica e Inovação no Ensino. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do IDOMED no YouTube, reuniu especialistas renomados para debater os principais desafios e oportunidades enfrentados por pesquisadores brasileiros na publicação de estudos em revistas científicas de prestígio internacional.

A mesa redonda, intitulada “Quais são os desafios e oportunidades para a expansão da publicação científica de alto impacto?”, contou com a participação dos seguintes especialistas: Luciano Favorito, médico urologista, pesquisador CNPq, professor da UERJ e do IDOMED; Mônica Gadelha, médica endocrinologista, pesquisadora CNPq, professora da UFRJ, titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências, ambos orientadores de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do IDOMED e  Silvio Pessanha Neto, médico neurologista, CEO do IDOMED e vice-presidente da YDUQS.

Durante o debate, foram abordados temas como a dificuldade de acesso a revistas de alto impacto, as exigências rigorosas de redação científica em inglês e a importância de análises estatísticas robustas para garantir a qualidade e a confiabilidade dos estudos. Os especialistas também destacaram as oportunidades que o SAPIENS IDOMED oferece para mitigar essas barreiras, com suporte completo aos pesquisadores, desde a revisão acadêmica e tradução de artigos até o custeio de taxas de publicação em casos de aceite.

Para Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, com o lançamento do programa, IDOMED reforça seu compromisso com a educação e a inovação, contribuindo para a formação de uma base sólida de produção científica no Brasil.

“O SAPIENS IDOMED representa um avanço importante para a comunidade científica brasileira, ao oferecer suporte essencial para a publicação de estudos de alto impacto. Estamos comprometidos em ampliar o alcance e a visibilidade da pesquisa nacional, fortalecendo a base científica do Brasil e incentivando a inovação educacional”, destacou o CEO do IDOMED.

Texto: assessoria de imprensa/ Idomed

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.