CULTURA
Manas (En)Cena chega a 5ª edição com laboratório de arte Drag para mulheres Amazônidas
Brigitte Liberté promove o laboratório entre os dias 5 e 9 de agosto na Casa das Artes, em Belém, apresentando à cidade, a mais nova geração de mulheres Drags da Amazônia
Apesar de a discussão ‘mulheres cis, trans, travestis e outros corpos em vivência femininas’ poder ou não fazer Drag, de antemão a Mestra em Dança pela UFBA e produtora cultural, Brigitte Liberté, 27 anos, responde: “sim, mulher pode fazer Drag e qualquer outra arte”. O projeto Manas Manas (En)Cena realiza a sua a 5ª edição com Laboratório de Arte Drag para Mulheres Amazônidas, entre os dias 5 e 9, na Casa das Artes, em Belém. O espaço sediará a oficina com 20 mulheres, que aprenderão e aprimorarão suas habilidades artísticas, que culminará em um espetáculo de performances no último dia.
O laboratório será conduzido pela Drag Themônia da Amazônia Brigitte Liberté e receberá como convidada para aplicar a oficina de maquiagem, a Drag Desirée Lo Bianco. O espetáculo final, será apresentado pela Drag Dj Coytada.
Celebração
Brigitte celebra a quinta edição e explica qual é o principal diferencial deste ano e o passo a passo para se inscrever no curso. “O Manas (En)Cena busca trazer novidades ao seu público. Já ocorreu em formato de espetáculo, show virtual, programa de entrevistas e festival de música. Esse ano vem com a super novidade do Laboratório Drag para Mulheres”, iniciou.
“Para se inscrever é só preencher os dados em um formulário online e se preparar, pois durante quatro dias teremos oficinas sobre temáticas que tangenciam o universo drag, como história da montação, maquiagem e performance, sempre norteadas por discussões referentes às padronizações estéticas e comportamentais de corpos femininos na sociedade”, concluiu.
O Laboratório celebra as múltiplas mulheridades no fazer artístico Drag e a produtora cultural incentiva que todas podem participar. “Considerando assim, as mais diversas formas de autoidentificação identitária feminina, portanto mulheres cis, trans, travestis, ou pessoas não binárias que entendam suas vivências e identidades como femininas, são todas bem vindas. O projeto objetiva desmistificar a ideia estereotipada de que apenas homens cis gays podes ser drags e agregar cada vez mais mulheres nesses espaços”, comentou.
Brigitte também convida o público a prestigiar no dia 9 de agosto, último dia, o resultado do laboratório, um show performático, momento este que as participantes se apresentarão no palco. “Será lindo e potente, então, todes estão convidades a participar da conclusão do laboratório, estrelando performances artísticas das mulheres participantes, apresentando à cidade, a mais nova geração de mulheres drags da Amazônia”, finalizou.
O evento ocorrerá dos dias 05 a 09 de agosto, de 17h às 20h, na Casa das Artes, em Belém (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré, Belém e terá limite de 20 pessoas. As inscrições estão sendo feitas pelo link: https://forms.gle/N62sTs4inWdHszDi6 . O projeto é idealizado e produzido por Brigitte Liberté financiado pela emenda parlamentar da então Deputada Federal Vivi Reis, com poio institucional Fadesp/UFPA e Fundação Cultural do Pará, Governo do Pará. Estratégia de comunicação para as redes sociais de Belivi Comunicação e possui parceria do Coletivo Noite suja.
SERVIÇO – Manas (En) Cena chega a 5ª edição com laboratória de arte Drag para mulheres Amazônidas
Data: 5 a 9 de agosto
Local: Casa das Artes, em Belém (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré, Belém.
Inscrições: https://forms.gle/N62sTs4inWdHszDi6 e mais informações @manasemcena