Conecte-se conosco

MEIO AMBIENTE

Natura se torna a primeira empresa de economia emergente a alcançar a Certificação Platina de Integridade de Carbono

Publicadas

sobre

Divulgação

A Natura, líder global em beleza sustentável e ética, alcançou a certificação Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários (VCMI), organização internacional sem fins lucrativos reconhecida globalmente como a maior referência no zelo pela integridade do crédito de carbono. A conquista significa que a Natura comprou e apostentou créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes. Os investimentos da companhia em créditos de carbono de alta integridade vão além de seus esforços de descarbonização alinhados à ciência, impulsionando a meta global de zerar as emissões líquidas e financiando iniciativas em prol das pessoas e da natureza.

O anúncio marca o primeiro reconhecimento desta magnitude para uma empresa sediada na América Latina. Com isso, a Natura estabelece um importante precedente, demonstrando que as certificações de integridade de carbono estão ao alcance de empresas de países emergentes e de diversos setores. Isso também fortalece o impulso global para melhorar a seriedade, transparência e responsabilidade nos mercados de carbono voluntários.

Atualmente, a Natura se relaciona com 10.191 famílias na região amazônica, apoiando o desenvolvimento da bioeconomia e os esforços de conservação da Amazônia. Isso inclui 44 comunidades fornecedoras e 94 ​cadeias de suprimentos na Amazônia que colhem bioativos respeitando os limites da floresta e o calendário de colheitas, bem como os modos de vida locais. Com um grupo de marcas que atinge mais de 6 milhões de consultores e representantes em mais de 100 países, a Natura &​ Co é uma empresa guiada por propósito, com uma significativa presença global de manufatura e produção.

“A Natura está transmitindo um sinal claro para que outros no Brasil e no mundo sigam”, explica Mark Kenber, Diretor Executivo da VCMI. “Eles estão mostrando o que é possível e o valor dos créditos de carbono de alta integridade para acelerar o ritmo da descarbonização, ao mesmo tempo em que trazem benefícios para as pessoas e o planeta. A Certificação Platina de Integridade de Carbono trouxe clareza, confiança e reconhecimento pela ação.”, completa.

O reconhecimento chega no momento em que a Natura anuncia sua estratégia de transição climática, para garantir que a empresa alcance o Net Zero, reduzindo suas emissões em linha com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. A multinacional de cosméticos validou as metas baseadas na ciência para os escopos 1, 2 e 3 no curto prazo, de acordo com os critérios da Science Based Targets initiative (SBTi). Isso faz parte de sua Visão 2030, chamada ‘Compromisso com a Vida’, plano abrangente de sustentabilidade.

Desde 2007, a Natura evitou a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de carbono. Os projetos de crédito de carbono da companhia contribuíram para a conservação de mais de 21 mil hectares de floresta, através das quais foram compensadas mais de 4 milhões de toneladas de carbonos.

“Essa conquista reforça nosso compromisso não só em reduzir nossas próprias emissões e da cadeia de valor, mas também em investir em créditos de carbono de alta qualidade que contribuem para o Net Zero global. Trabalhando de perto com cooperativas de agricultores familiares e parceiros na Amazônia, buscamos fomentar a bioeconomia sustentável e os esforços de conservação que beneficiam tanto as pessoas quanto a natureza. Este reconhecimento pela VCMI reafirma nossa dedicação em todas as nossas iniciativas de sustentabilidade,” enfatiza Angela Pinhati, Diretora de Sustentabilidade da Natura & Co América Latina.

Como a certificação é concedida

Através do Código de Prática de Declarações da VCMI, as organizações podem fazer uma Declaração de Integridade de Carbono. Para mostrar níveis crescentes de realização climática, empresas e atores não estatais podem fazer três tipos distintos de Declaração de Integridade de Carbono – Prata, Ouro e Platinum – para demonstrar que estão indo além de suas reduções de emissões alinhados à ciência. Ao fazer uma Declaração de Integridade de Carbono, a empresa se compromete a usar créditos de carbono de alta qualidade fora da sua cadeia de valor para acelerar a ação para emissões líquidas zero globalmente.

O Código de Prática fornece orientações para que as empresas participem dos mercados voluntários de carbono com confiança e façam declarações credíveis que envolvam o uso de créditos de carbono. As declarações são verificadas usando o Framework de Monitoramento, Relatório e Garantia (MRA) da VCMI. A Natura é a segunda empresa, depois da Bain & Company, a fazer uma Declaração Platina de Integridade de Carbono.

Texto: assessoria de imprensa/ Natura

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.