CULTURA
Dia do Choro é comemorado junto ao aniversário do mestre Pixinguinha na Praça da República, em Belém
Apresentações serão neste domingo, 23, a partir das 10h, no Anfiteatro.
Neste domingo (23), a Praça da República, em Belém, recebe as celebrações de aniversário do mestre Pixinguinha e ao Dia Nacional do Choro.
A programação, realizada pela Fundação Cultural do Pará (FCP) começa a partir das 10h, no anfiteatro, onde haverá concerto de encerramento do primeiro módulo do ‘Projeto Choro do Pará’.
O repertório da apresentação reúne integrantes do projeto com participações da cantora Cacau Novais e do Grupo Choro com Café, da Ilha de Mosqueiro, sob a coordenação do professor Paulo Jorge da Silva, antigo integrante do “Choro do Pará”.
O cantor e compositor paraense Nilson Chaves fará show de abertura da programação, com show em voz e violão, e o grupo Gente de Choro, com Gilson e mestre Adamor, vão fazer show de encerramento.
O ‘Projeto Choro do Pará’ é uma das primeiras escolas gratuitas de choro no Brasil, de ensino não formal, que oferece a músicos profissionais, amadores, alunos de graduação em Música e de escolas técnicas de Música.
As aulas ocorrem regularmente na Casa das Artes,por meio de oficinas de percussão, violões de seis e sete cordas, cavaquinho e instrumentos solo.
São quatro módulos ao longo do ano, e ao final dos módulos, 60 alunos são formados participando de concerto. Esta é a primeira vez que o concerto será realizado em praça, com apresentação aberta ao público. Nesta edição será apresentado repertório com obras de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.
O Projeto Choro do Pará foi idealizado pelo pesquisador e arquiteto Jaime Bibas, e em 2023 completa 18 anos.
Já o Grupo Choro com Café foi criado em Mosqueiro, formado por jovens músicos, sob a coordenação de Paulo Jorge da Silva, que gratuitamente conduz aulas e ensaios na ilha.
O repertório do concerto será formado por clássicos do gênero, como Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro); Cochichando, Acerta o passo, Paciente, Rosa e Seu Lourenço no vinho (todas de Pixinguinha); Vou vivendo, Cheguei, Devagar e sempre e Os oito batutas (de Pixinguinha e Benedito Lacerda); Fala baixinho (Pixinguinha e Hermínio Belo de Carvalho), e Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana). As músicas interpretadas pelo “Choro com Café” serão Flor Amorosa (Joaquim Antônio Callado) e Murmurando (Maestro Fon Fon e Otaviano Romero Monteiro).



