Conecte-se conosco

BELÉM

Prefeitura realiza palestra de Prevenção e Promoção à Saúde de Diabéticos e Hipertensos

Publicado

sobre

Foto: Ascom Sesma | Fonte: Agência Belém

Diabéticos e hipertensos marcaram presença em mais uma ação do programa Estratégia Saúde da Família: na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório da Unidade Básica de Saúde do Portal da Amazônia.

Participaram da roda de conversa profissionais de odontologia, nutrição, enfermagem, entre outros que atuam na rede municipal de saúde pública. A ação é realizada pela Prefeitura de Belém por meio Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Para a aposentada Maria Ferreira Santos, de 72 anos, que faz parte do grupo Hiperdia, o encontro foi esclarecedor: “Gostei da conversa em grupo com o psicólogo, as informações da enfermeira, e dos conselhos do dentista”.

E Maria Ferreira revela: “Ainda estou abalada com as perdas dos parentes queridos: filho, cunhado, irmão e meu pai”. E conta com a ajuda necessária: “Marquei consulta com o psicólogo para o dia 27 de janeiro.”

Alimentação saudável

A roda de conversa explorou o tema “A importância da alimentação saudável na promoção à saúde”.

O roteiro iniciou com o tema atendimento de enfermagem; seguido dos tópicos Alimentação na Prática (com a nutricionista Clarissa Furtado) e Cuidados Odontológicos para pessoas na condição de hipertensos e diabéticos (com o odontólogo Russell Correa).

Isabela Lago (enfermeira que faz parte da Estratégia Saúde da Família) informa que a roda de conversa é resultado de vários contatos com a equipe multidisciplinar: sempre sobre a melhor maneira de prestar serviços de forma integral aos usuários hipertensos e diabéticos nas comunidades do Jurunas. 

A enfermeira Isabela esclarece: “É a forma de garantir a presença dos pacientes com os profissionais de saúde ao mesmo tempo, no mesmo espaço: para tirar dúvidas sobre comorbidades e esclarecer sobre as práticas cotidianas que podem ser benéficas em várias áreas: saúde bucal; atividades físicas; assiduidade nas consultas. Os participantes, então, depois dessa vivência e conhecimeneto, voltam ao atendimento e são agentes multiplicadores das informações recebidas”, diz Isabela Lago.

10 passos de uma alimentação saudável (hispertensos, diabéticos)

Durante a palestra com a nutricionista Clarissa Furtado, foram elencadoss 10 passos para uma alimentação saudável: 

1-    Consumo de frutas e verduras
2-    Ingerir com frequência água potável 
3-    Redução do consumo de açúcar
4-    Redução do consumo de sal 
5-    Atividade física regular
6-    Consumo de alimentos integrais ricos em fibras
7-    Fracionar as refeições de 5 a 6 vezes ao dia
8-    Manter o peso saudável
9-    Evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas
10-    Evitar o consumo de gorduras e frituras. 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.