SAÚDE
Setembro Amarelo: a importância de falar sobre saúde mental nas escolas
Colégio Physics encerra o mês de setembro com apresentação de projeto voltado para essa temática
O mês de setembro é voltado para a conscientização e prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um milhão de pessoas tiram a própria vida ao redor do mundo todos os anos. O órgão também aponta que, no Brasil, o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. E segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 60% das pessoas que se suicidam nunca se consultaram com um profissional especializado em saúde mental.
Com vista disso, e para encerrar esse mês voltado para essa temática, o Colégio Physics realiza no dia 30/09, sexta-feira, na unidade Três Corações, o Projeto Papos Fundamentais (PPF), um importante canal de diálogo entre estudantes, professores e coordenação, cujo objetivo é fomentar a reflexão de diversos temas considerados significativos para os alunos, estimulando a interação entre toda comunidade escolar. A diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob, explica como funcionará o projeto. “Teremos exposições orais, execução de músicas e produções autorais, como desenhos e poemas, apresentados pelos próprios alunos de forma criativa. Os temas propostos, como solidariedade, empatia, e respeito, preconceito, racismo, bullying, ansiedade, intolerância religiosa, benefícios e malefícios da internet são extremamentes relevantes para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes”.
Lorena ainda ressalta a importância da escola em abordar um tema tão sensível. “Sabemos que não tem sido um ano fácil para todos nós por isso, cuidar da saúde mental e do bem-estar é indispensável para que a gente consiga se manter firme na vida de uma forma leve e mais tranquila possível. É imprescindível falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola quanto em casa, para que se crie uma rede de apoio sólida em torno dos jovens. A escola é o espaço em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia, onde convivem com colegas e formam as suas habilidades socioemocionais”.
Além do Projeto, Lorena informa que o Colégio Physics conta com um serviço de Psicoterapia Estudantil. “Os atendimentos são feitos por uma psicóloga escolar especializada para atender todos os alunos que sentirem necessidade de buscar a assistência. Para realizar o agendamento o aluno pode entrar em contato com a coordenação da sua unidade. Sempre procuramos buscar oferecer o melhor para nossos alunos, para que se sintam acolhidos e ouvidos, fazendo com que se sintam mais seguros em relação ao futuro”.
Texto: Vanessa Lago



