Conecte-se conosco

ENTRETENIMENTO

Selo de música do norte, “Psica” fecha contrato com Warner, gravadora dos trabalhos de artistas como Anitta e Ludmilla

Com a parceria, artistas e grupos periféricos da Amazônia passam a fazer parte do time de músicos distribuídos pela gravadora, uma das maiores do mundo

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: Correio Paraense

Distante do centro econômico e midiático do país, os artistas nortistas sempre precisaram se deslocar para o sudeste na tentativa de ampliar suas carreiras. Porém, sem deixar suas cidades e acreditando na força da conexão com seu lugar de origem, um grupo de artistas se reuniu para desenvolver colaborações e, em formato de coletivo, fazer ecoar um manifesto decolonial e “neocabano”. Eles são a “Psica Gang”, selo musical e movimento que agora faz parte da Warner Music Brasil e, do norte brasileiro, passam a mostrar suas culturas e realidades para todo o mundo.

Para marcar essa nova fase na carreira, a partir do próximo dia 26 de agosto, Kratos, Íra, Navi Beatz, Drinc Esc, Daniel ADR, Urb4no, Layse, MC Super Shock e Nic Dias lançam, semanalmente, oito faixas inéditas, reunidas na série “Para abrir os caminhos”, que trazem uma amostra da nova música periférica feita no Norte. São artistas predominantemente pretos e periféricos, que representam regiões distintas do Pará e do Amapá, porta-vozes de movimentos musicais de periferia, como o rap e o brega.

Integrados pelo movimento “Psica Gang”, o grupo de artistas passa a integrar o cast da Warner, gravadora multinacional que, no Brasil, promove nomes como Anitta, Ludmilla, Iza e Pabllo Vittar. Jeft Dias, coordenador da Psica Produções, explica como essa parceria funcionará na prática. “A Warner vai distribuir os lançamentos dos artistas nortistas nas plataformas de música. Com o peso de uma gravadora grande e mundial, as chances dos nossos artistas entrarem em playlists de projeção nacional, por exemplo, aumentam muito mais. E quem ganha é o artista e a cena local como um todo”, diz.

Quem inaugura a parceria Psica + Warner, já mostrando a diversidade regional desse projeto, é o rapper Kratos, de Castanhal, nordeste do Pará. Nome promissor do rap, Kratos lança “Sem Apego”, onde canta sobre conseguir ver o resultado do trabalho duro. “É uma música descontraída sobre uma festa que vou realizar na minha casa, trazendo uma mensagem de superação, de prosperidade. É sobre mostrar que nós também temos o direito de curtir, comemorar e aproveitar, sempre lembrando das origens, independente do momento”, adianta. A previsão de lançamento é para o dia 26 de agosto, marcando a primeira das nove sextas-feiras com novidades exclusivas.

Psica Gang é o selo musical criado pela Psica Produções, um movimento neo-cabano ativo na Amazônia há cerca de 10 anos, promovendo eventos, movimentando carreiras e fortalecendo a cultura preta ameríndia. Braço da produtora, o selo “Psica Gang” nasceu para conectar artistas periféricos da região metropolitana de Belém do Pará e artistas do sertão amazônico, do asfalto e dos rios, com objetivo de recontar a história amazônica sob o olhar de quem vive aqui. Gerson Júnior, que coordena a Psica junto a seu irmão, Jeft, conta que a parceria é um passo além na promoção da visibilidade da música preta, periférica e amazônica.

“A gente desenvolve um trabalho cultural que tem como marca o comprometimento com a cena local. E o barulho que nós fazemos está ressoando em todo o país, tanto é que uma grande gravadora de projeção mundial nos enxergou. E, infelizmente, para que um artista da Região Norte ganhe a projeção e o reconhecimento que merece, ainda é preciso do aval de uma grande gravadora. A gente espera com isso furar esse bloqueio e abrir portas para que os artistas locais tenham cada vez mais certeza do potencial incrível da música desenvolvida na Amazônia”, conta.

Cronograma lançamento singles

Sexta-feira, 26/08 – “Sem Apego” – Kratos (single + clipe)

Sexta-feira, 02/08 – “Vinguei” – Íra (single + clipe)

Sexta-feira, 09/09 – “Freeverse Sec XXI” – Navi Beatz, Drin Esc (single + clipe)

Sexta-feira, 16/09 – “Nua” (No Ar) – Daniel ADR (single + clipe) Natura Musical

Sexta-feira, 23/09 – “São Jorge” – Urb4no (single + visualizer)

Sexta-feira, 30/09 – “Destempo” – MC Super Shock (single + clipe)

Sexta-feira, 07/10 – “Love Lomas” – Layse (single + clipe)Sexta-feira, 14/09 – “Bad bitch” feat Derxan – Nic Dias (single + clipe) Natura Musical

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.