BELÉM
Interdição após acidente aéreo gera longas filas no Aeroporto de Belém; ao menos 8 voos são alterados e 14 cancelados
O Aeroporto Internacional de Belém registrou grandes filas na tarde desta segunda-feira (18), após a interdição da pista principal causada por pane em aeronave de pequeno porte. Ao menos 8 voos foram alterados e 14 cancelados. O número está sendo atualizado, conforme as informações das companhias.
Após quase 6 horas interditada, a pista foi liberada às 16h14 para pouso e decolagem. A aeronave foi removida e agentes realizaram vistorias necessárias na pista.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os voos alterados foram os seguintes, até então:
- Gol 1752 origem Brasília alternou Santarém
- Azul 4432 origem Recife, alternou Imperatriz
- Azul 4840 origem Campinas, alternou Macapá
- Azul 5580 origem Almeirim, alternou Macapá
- Azul 2618 origem Guarulhos, alternou São Luís
- Azul 4574 origem Confins, alternou Marabá
- Gol 1752 origem Brasília, alternou Macapá
Já os cancelados, informados pela Infraero, por volta das 16h20, são:
- Azul 4230 destino Imperatriz
- Azul 4460 destino Marabá
- Azul 2618 destino São Luís
Uma das companhias aéreas afetadas, a Azul informou que quatro voos foram alterados e outros 8 foram cancelados e tinham Belém como origem ou destino.
Em nota, a companhia disse que “os clientes receberam todo a assistência necessária das equipes locais da Azul, conforme prevê a resolução 400 da Anac, e lamenta eventuais aborrecimentos causados, mas destaca que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.
Já a GOL informou que teve um voo alterado e seis voos cancelados:
- G3 1752 BEL/STM
- G3 1897 STM/BEL
- G3 1684 BEL/MCP
- G3 1637 MCP/BEL
- G3 1684 MAO/BEL
- G3 1637 BEL/MAO
A companhia disse que “criou voos de reforço para atender os clientes afetados pelas operações canceladas e que “as novas decolagens estão previstas para serem realizadas ao longo desta noite e da próxima madrugada”.
Ainda segundo a GOL, o voo 1752, que decolou de Brasília com destino a Belém na manhã desta segunda-feira, foi alternado para Macapá. Com a normalização das operações, o voo será operado de volta à capital paraense ainda nesta segunda-feira.
“A companhia reforça que todos os clientes dos voos impactados estão recebendo as facilidades necessárias e as orientações sobre remarcação ou acomodação. A Companhia reforça que as ações referentes a estes voos obedecem às normas técnicas de Segurança, valor número 1 da GOL”, afirma a companhia.



