Conecte-se conosco

PARÁ

Manifestação indígena interdita BR-153 no sudeste do Pará

Publicado

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: Correio Paraense com informações Debate Carajás

Durante a manhã do sábado (19), os povos indígenas da Etnia Suruí-Aikewara, pertencentes a Aldeia Itahy, interditaram o trânsito na BR-153, por cerca de 3h, nas terras indígenas Sororó, a altura do km 55, na zona rural de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará.

A manifestação teve como “alvo” a empresa Equatorial Energia devido às constantes faltas de energia na comunidade. O tráfego de veículo só foi liberado no início da tarde, depois da intervenção do promotor de justiça, Dr. Erick Ricardo Souza Fernandes, de São Geraldo do Araguaia, o qual se comprometeu a realizar uma reunião entre as partes interessadas, nesta segunda-feira (21).

O bloqueio do trânsito formou filas enormes dos dois lados da pista. Antes de liberar o tráfego de veículos, os indígenas realizaram rituais de dança como forma de protesto. De acordo com o Cacique Elton Suruí, caso o problema não seja resolvido, poderão ocorrer novas interdições do tráfego na Br-153.

Resposta Equatorial – Nota de Posicionamento

A Equatorial Energia Pará esclarece que não recebeu reclamações recentes de falta de energia, por meio de seus canais de atendimento disponibilizados aos consumidores, da Aldeia Itahy.

A distribuidora informa que está em contato com a promotoria de justiça do município de São Geraldo do Araguaia, para agendarem uma reunião que tratará da situação da respectiva comunidade indígena.

Em tempo, a Equatorial acrescenta que na localidade há incidência de ligações irregulares, e que a proposta de escopo de trabalho a ser realizado na área será discutido e avaliado junto com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), e as lideranças indígenas locais.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.