Conecte-se conosco

BELÉM

Prefeitura de Belém anuncia que haverá carnaval na capital com protocolos sanitários

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu com os dirigentes das agremiações carnavalescas na tarde desta quinta-feira, 25, para definição sobre a realização do carnaval na capital paraense, em 2022.

Após análise das condições sanitárias em Belém e distritos municipais, cujos números de infectados pela covid-19 estão sob controle, o prefeito e equipe municipal decidiram que a cidade tem condições de realizar o carnaval, respeitando os protocolos sanitários, baseado na ciência.

Além dos representantes carnavalescos e do prefeito, a reunião contou com parlamentares, o presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão, e o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho.

“Mas queremos que vocês estejam abertos a dar um passo atrás, se for necessário”, informou Edmilson Rodrigues aos representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos da capital.

75,6% da população vacinada

A primeira fase da campanha de vacinação anticovid em Belém começou no dia 19 janeiro de 2020 e encerrou no dia 12 de novembro de 2021. A campanha teve início com a imunização dos profissionais da saúde, que atuaram na linha de frente no combate à pandemia. Depois foram os idosos e demais grupos prioritários até chegar à população geral, com o chamamento por faixa etária.

Ao longo desse período, foram vacinadas 1.139.598 pessoas, correspondendo a 75,6% da população total da cidade, calculada em 1.506.420, e a 88,6% da população vacinável (com 12 anos ou mais), estimada em 1.285.716. Foram vacinadas, com as duas doses, 1.035.503 pessoas, correspondendo a 68,7% da população total e a 80,5% da população vacinável.

Além disso, foram imunizadas, com a terceira dose, 182.632 pessoas, correspondendo a 73,2% do público alvo: idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

Esta etapa da vacinação contou com a participação de cinco mil profissionais da saúde, dos quais cerca de mil trabalharam na campanha de forma voluntária.

A campanha contou, ainda, com o apoio de 33 instituições parceiras (escolas, universidades, igrejas, shoppings e etc.), que cederam seus espaços para que funcionassem como ponto de vacinação.

Segunda fase da vacinação contra a covid-19

A segunda fase da vacinação em Belém iniciou no dia 16 de novembro de 2021. O público alvo são pessoas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como aos idosos (60 anos de idade ou mais).

Além de profissionais da saúde, que receberam a segunda dose até julho de 2021 e que ainda não receberam a terceira dose, assim como para os imunossuprimidos. A terceira dose também está disponível às pessoas que completaram cinco meses da aplicação da segunda dose.

Nessa fase a vacinação ocorre em 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) da rede municipal de saúde.

Nesses espaços a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h. A vacinação ocorre também em dois shoppings da cidade: o Boulevard e o Grão Pará. Nestes espaços a vacinação acontece de domingo a domingo, das 10 às 22h.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.