Conecte-se conosco

ENTRETENIMENTO

Editoras Verde e Guia lançam versões impressa e digital da 13ª edição do Livro do Círio

Foto: Reprodução | Fonte: MBA em Comunicação e Marketing Digital

A 13ª edição do Livro do Círio foi lançada ontem (dia 07) após a cerimônia de apresentação do Manto do Círio 2021. Já é de tradição que a publicação seja lançada dentro da programação oficial do Círio de Nazaré, por se tratar de um compêndio sobre a história, simbologia, cultura, gastronomia e muita fé da maior celebração católica do Brasil. Dessa vez, o livro foi lançado simultaneamente nos formatos impresso e digital, possibilitando que qualquer pessoa tenha acesso ao material.

O livro é um lançamento das editoras Verde e Guia, dos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça e, além de abordar o tradicionalismo que os festejos do Círio representam ao povo católico paraense, aborda também as mudanças históricas relacionadas aos preparativos da maior manifestação de fé do Brasil, totalmente modificados em virtude da pandemia da Covid-19 e ocorrendo sem as tradicionais romarias.  

De acordo com o jornalista Mauro Bonna, um dos idealizadores do projeto, o Livro do Círio é uma síntese da essência do estado do Pará. “É difícil falar do Pará para alguém, sem associar o Estado com a realização do Círio. A ideia inicial não era fazer uma coleção anual de livros, mas a publicação foi tão bem aceita pela arquidiocese, que ao longo do tempo ela foi ganhando espaço até na programação oficial dos festejos do Círio. Este é um trabalho feito com tanto cuidado e carinho, que quando alguém busca mais informações sobre o Círio, fala-se do livro”, disse.

Beth Mendonça destaca que a história do Círio se renova a cada ano e, por isso, cada volume nunca é igual ao anterior. “A história do Círio é fascinante e ela em si, não se completa nunca, pois contamos com vivências que se somam todos os anos, sempre agregando peculiaridades. Hoje, temos pela segunda vez o Círio Virtual, um Círio totalmente atípico e o nosso livro já vem com essas atualizações dentro do ‘novo normal’ e desse ‘novo Círio’”, comentou.

A obra que compõe a capa desta nova edição é assinada pelo artista plástico paraense, Jorge Eiró. Com 300 páginas e cerca de 250 imagens que foram cedidas por artistas plásticos e fotógrafos renomados, a versão impressa da 13ª edição do Livro do Círio pode ser adquirida na loja Lírio Mimoso, localizada ao lado da Basílica-Santuário, Livraria Fox e em outras principais livrarias de Belém. Já a versão digital de toda a coleção do livro está disponibilizada no site www.livrodocirio.com.br.

Texto: Ricardo Miranda

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.