Conecte-se conosco

BELÉM

Número de casos suspeitos da doença da ‘Urina Preta’ aumenta, em Belém

Publicadas

sobre

Foto: Divulgação / Fonte: Roma News

A Secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), informou que subiu para três o número de casos suspeitos da síndrome de Haff em Belém, conhecido como ‘Urina Preta’. De acordo com o CIEVS, os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência e não há ainda previsão de resultado. 

Até o momento, oito casos estão sendo analisados, suspeitos da síndrome de Haff, um em Trairão, sudoeste paraense; quatro em Santarém; e três em Belém.
 
Entretanto, a Sespa acrescenta que a terapia do paciente não necessita do resultado desse exame, e que, a investigação de toxina não analisa o sequenciamento genético muito menos a carga viral.

Em conclusão, a nota afirma que em caso de sintomas como dor muscular intensa na costa, membros inferiores, urina de cor escura associada à ingestão de pescado em até 24hrs, é essencial procurar atendimento imediato na rede pública de saúde do município. Além disso, a Secretária ressalta que o monitoramento, assim como o acompanhamento dos pacientes é de responsabilidade da secretaria municipal de saúde. 

Na última sexta-feira, 17, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, se reuniu com trabalhadores do Ver-O-Peso para estabelecer decisões com objetivo de lidar com os suspeitos casos de ‘Urina Preta’, que até então eram dois. 

Por Saul Anjos

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.