Conecte-se conosco

BELÉM

Prefeitura de Belém retoma coleta domiciliar e seletiva na Ilha do Combu

Resíduos orgânicos e recicláveis são recolhidos e trazidos para Belém

Publicadas

sobre

Foto: Márcio Perreira / Fonte: Agencia Belém

Após longos dezesseis anos de abandono, a Ilha do Combu voltou a ter acesso à coleta domiciliar e seletiva, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues juntamente com a titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), esteve na região para acompanhar o processo do serviço. 

Por mês cerca de 40  toneladas de lixos são produzidas pela população ribeirinha, que tem como principal fonte de renda o turismo e recebe nos restaurantes visitantes da capital e outros municípios e estados. Com isso, a Prefeitura de Belém por meio da Sesan,  garantiu nesta quarta-feira, 16, a retomada da coleta de resíduos sólidos e ainda o recolhimento de materiais recicláveis.

“É uma vergonha que 40 toneladas ao mês seja  jogada ao rio. Como transformar  isso aqui num paraíso turístico, como gerar emprego e renda, se os rios estão poluídos, se não há coleta de lixo. Então com o apoio da Associação Amigos de Belém, nós estamos investindo na coleta seletiva para que metais, papéis, plásticos e vidros sejam retirados, não sejam jogados no rio e sejam vendidos para a reciclagem.”, ressaltou o gestor municipal, Edmilson Rodrigues.

Toda segunda, quarta e sexta-feira a embarcação se direciona à Ilha recolhendo resíduos sólidos de mais de 400 famílias, passando pelos furos de rio e pela margem do rio Guamá até o furo de São Benedito.

“Há mais de dezesseis  anos que tinham suspendido a coleta domiciliar aqui na Ilha e, também, a coleta seletiva. Então, o que nós estamos fazendo é retomando isso e ampliando e melhorando. Nós estamos fazendo a coleta e organizamos também  com a cooperativa para que o lixo, principalmente garrafas de vidros e todo o material gerado com o funcionamentos dos bares e restaurantes, que seja reciclado”, explicou a titular da Sesan, Ivanise Gasparim.

A Associação Amigos de Belém, desenvolve ações promovendo a sustentabilidade, e em parceria com a Prefeitura de Belém, promove a ação de recolhimento de resíduos para a cooperativa Filhos do Sol, localizada na Tv. Padre Eutíquio, bairro da Condor, que trabalha com coleta seletiva e reciclagem dos materiais recebidos da ilha, como por exemplo, plástico, metais, alumínio, ferro, plástico filme, papel e papelão. 
 
Para o representante da cooperativa Filhos do Sol, João Jorge Ribeiro, 61 anos, trabalhador da área há 13 anos,  o serviço de coleta adequada dos resíduos orgânicos promove bem-estar aos moradores da Ilha e capital paraense. “Para mim tá sendo maravilhoso porque a gente não trabalha somente para adquirir o pão nosso de cada dia, mas quem vai mais agradecer é a natureza. Porque nós vamos limpar a natureza, nós catadores precisamos que nossos governantes deem o apoio que a gente precisa.”, destacou.

O morador da região ribeirinha e presidente da Cooperativa dos Barqueiros da Ilha do Combu, Mizael Rocha Rodrigues, 25 anos, foi pioneiro na fomentação e engajamento da população na separação de materiais recicláveis. “Antigamente era uma lancha pequena que trazia a reciclagem para as pessoas da coleta seletiva. E o  outro lixo domiciliar não tinha destinação”, explicou o Mizael. 

A iniciativa que começou com ele e mais alguns moradores do entorno recolhendo o resíduo orgânico com apenas uma lancha, agora ganha o suporte e apoio da gestão municipal. “É uma satisfação muito grande ter essa coleta. Os moradores estão vendo que está funcionando. A gente só tem que agradecer o apoio da Prefeitura de Belém e estamos muito satisfeitos com um barco e containers que podem fazer a coleta de lixo”, destacou.

“Os resíduos orgânicos serão coletados numa embarcação apropriada e colocados em em contêineres seguros. É assim que se faz com seriedade, amor à vida, saúde e compromisso com o desenvolvimento. E que sejam ao mesmo tempo um processo de redução das desigualdades sociais, um processo de manutenção do equilíbrio ecológico e com a participação social.”, enfatizou o Prefeito de Belém.

Após o acompanhamento do serviço de coleta de resíduos sólidos o  gestor municipal visitou a Casa de Chocolate da Ilha do Combu, e conheceu o processo de produção do chocolate regional.

Estiveram presentes na visita à Ilha, titulares da Defesa Civil, Semob, Seurb, Semma e técnicos da Prefeitura.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.