Conecte-se conosco

CLIMA

Primeiros 15 dias do mês de maio prometem mais chuvas no Amazonas e toda a Região Norte

Os primeiros 15 dias do mês de maio serão carregados de bastante chuvas, afirma o Climatempo. De acordo com o órgão, está prevista para o Amazonas e toda a Região Norte, a incidência de chuva com precipitação de 25 mm nas primeiras semanas de malo.

Aos poucos, segundo Climatempo, os sistemas começam a se afastar dessa área, por exemplo a Zona de Convergência Intertropical que já inicia seu caminho para o hemisfério norte. Dessa forma, a tendência é de diminuição gradativa da chuva, mas pelo menos até o início do mês de junho há condições para novas elevações dos níveis dos rios.

A temperatura máxima deve variar entre  os 35 ºc a 37.0ºc, enquanto que, no Norte, deve oscilar a temperaturas máximas em torno de 33.0ºc a 35.0ºC”, explicou. O paraense deve conviver com chuvas e calor. A maior parte das chuvas deverá ocorrer a partir das 15 horas, e à noite.

Chuvas no norte do Estado com raios e trovoadas


“E vai diminuindo gradativamente em direção ao Tapajós, que ainda tem  chuvas que devemos constatar nas cidades de Monte Alegre, Óbidos e Santarém e Belterra, com valores pluviométricos de 220 a 320mm”, afirmou o coordenador José Raimundo Abreu de Sousa. A região Sul do estado deve apresentar menores índices pluviométricos, por causa do início do período seco.

“Devemos verificar decréscimo das chuvas na cidade de  Marabá até São Félix do Xingu, com totais pluviométricos entre 100 a 150mm. E menores índices que devemos constatar  nas cidades de Conceição do Araguaia, Redenção, Xinguara e municípios circunvizinhos, que devem ficar entre 70 a 100mm”, lembra José Raimundo Abreu de Sousa.

Ele também destaca que as chuvas na região Norte do Estado devem ser, em sua maioria,  acompanhadas de descargas elétricas (raios e trovoadas), devido  à formação de nuvens carregadas  cumulonimbus.

“O tempo predominante ao Norte do Estado será de céu parcialmente nublado pela manhã, com sol entre as nuvens, evoluindo para nublado a encoberto em alguns dias que acontecem chuvas. E, no Sul do Estado, tempo claro a parcialmente nublado na maioria dos dias, notadamente a partir de segunda quinzena”.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.