Conecte-se conosco

BELÉM

Hospital Veterinário de Belém recebe animais vítimas de maus-tratos

Publicadas

sobre

Foto: Ascom Sesma / Fonte: Agência Belém

O Hospital Veterináro Municipal de Belém, localizado no bairro do Tapanã, está recebendo os animais que estão sendo resgatados pela força-tarefa, deflagrada na sexta-feira, 30, pela Divisão especializada em Meio Ambiente (Demapa), da Polícia Civil. A operação “Pará PET”, fiscalizou cerca de cem casos de maus-tratos de animais na Região Metropolitana de Belém, denunciados via Disque-Denúncia. 

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, durante a operação quatro cães que estavam em situação de vulnerabilidade e com sinais de maus-tratos, constatado pelos peritos do Renato Chaves, foram resgatados pela equipe do Centro de Zoonoses e encaminhados ao Hospital Veterinário.

“Aqui eles vão receber atendimento para vericar as condições de saúde, serão cuidados, vacinados e depois encaminhados e ficarão disponíveis para a adoção”, explicou o médico veterinário Eliomar Souza.

A operação resultou em um grupo técnico composto pelas instituições de segurança pública, saúde e bem-estar animal, que tem o intuito de continuar dando apoio e promover ações de promoção de saúde e educação. “Um dos próximos passos é a elaboração de uma cartilha, nas versões digital e impressa, que deve circular em escolas e em outras intituições. É um projeto da Dema, que recebe o apoio de todas as instituições parceiras e cada uma dá a sua colaboração, visando o bem-estar animal”, destacou o médico.

A operação “Pará PET” contou com mais de cem servidores que se dividiram em dez equipes e percorreram os bairros de Belém, Ananindeua e Marituba. De acordo com o titular da Demapa, o delegado Waldir Freire, as denúnias de maus-tratos a animais são cada vez mais recorrentes.

“Esses são casos comuns que nos deparamos todos os dias, infelizmente. As pessoas precisam se conscientizar que animal não é brinquedo. Se você se submete a criar, há uma responsabilidade. É preciso dar banho, disponibilizar boa alimentação e um bom local de abrigo”, enfatizou.

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo 190 e pelo aplicativo “Iara”, por meio do número (91) 98115-9181, que é o Disque Denúncia, e pelo WhatsApp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A operação “Pará PET” foi integrada e contou com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Centro de Zoonoses, Hospital veterinário, OAB-PA, Ministério Público Estadual e Conselho Federal de Veterinária, além da ONG “Au Family”.

Por: Danielly Gomes

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.