Conecte-se conosco

Ponte interditada desde fevereiro em Parauapebas será reconstruída

Foto: Reprodução / Fonte: Blog Zé Dudu

MUNICIPIOS

Ponte interditada desde fevereiro em Parauapebas será reconstruída

Prefeitura de Parauapebas anunciou na imprensa oficial que empresa Técnica Engenharia vai refazer ponte da Vinícius de Moraes (com a 11) via contratação emergencial de R$ 2,6 milhões

O sufoco e os transtornos causados aos cerca de 15 mil moradores do complexo Liberdade, em Parauapebas, em razão da interdição de uma das pontes sobre o Igarapé Ilha do Coco, de acesso àquela comunidade, parecem estar mais próximos do fim.

Nesta segunda-feira (26), saiu no Diário Oficial da União o extrato do contrato feito às pressas, sem licitação, para reconstrução da ponte que interliga a Rua Vinícius de Moraes (no Liberdade) à Rua 11 (no União) e que, antes de ter sua estrutura condenada, era a válvula de escape dos moradores no sentido à Cidade Nova. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A Unidade Executora do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas (Prosap) fez a contratação emergencial da empresa Técnica Engenharia para a reconstrução total da ponte. O valor estimado pelo serviço é de R$ 2.671.391,89. Como ainda não foram publicados detalhes da dispensa de licitação, não se sabe qual a duração do contrato e tampouco quando a obra será entregue. Sabe-se, porém, que a interdição da ponte tem causado muito transtorno no Liberdade.

A estrutura foi “fechada para balanço” no dia 20 de fevereiro, após fortes chuvas. Tanto a ponte da Vinícius de Moraes quanto a da Santa Catarina acabaram interditadas à época. Ambas foram avaliadas por representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, com o acompanhamento de engenheiros do Prosap e da inspetoria local do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). A ponte da Santa Catarina foi liberada, mas a da Vinícius de Moraes permanece inutilizável desde então em razão de danos estruturais na cabeceira.

A substituição da ponte da Rua Vinícius de Moraes com a 11 já estava prevista no cronograma de obras do Prosap, mas não seria um serviço para agora. Terá de ser antecipada porque a calha do canal do Igarapé Ilha do Coco está com 30 metros e a ponte é menor. A urgência da nova estrutura veio mergulhada nas cheias dos igarapés e do Rio Parauapebas.

Trânsito pela Cora Coralina

Hoje, a Rua Santa Catarina, que se emenda à Rua 10 por outra ponte, se tornou o principal acesso ao Liberdade, tanto para entrar quanto para sair. Virou via de mão dupla. Também é possível entrar e sair do Liberdade pela Rua Perimetral Norte, sentido ao Rio Verde, mas, por aí, o retorno à Cidade Nova fica três quilômetros maior. Para piorar, o trecho da Perimetral entre as ruas Vinícius de Moraes e Santa Catarina, principal rota de fluxo para sair do Liberdade pela Rua 10, estava tão precário — com asfalto detonado pelo trânsito pesado, muito buraco e lama — que os moradores resolveram impedir o tráfego por lá.

Agora, a Rua Cora Coralina, acima da Perimetral, que era uma via pacata, tornou-se a porta de entrada e saída de 90% dos veículos que circulam no Liberdade. Seu asfalto também está condenado a não aguentar o rojão de ônibus, caminhões, carretas, caminhonetes e demais veículos que trafegam nela por segundo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top