Conecte-se conosco

SAÚDE

Pará inicia aplicação da segunda dose da vacina para agentes de segurança pública

Foram disponibilizadas quase 5 mil doses, que serão aplicadas em quatro postos instalados em Belém, Ananindeua e Marituba

Foto: Marco Santos / Ag.Para / Fonte: Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), dá continuidade ao Plano Estadual de Vacinação e imuniza com a segunda dose, a partir desta sexta-feira (16), os agentes da segurança pública federal, estadual e municipal. Foram disponibilizadas 4.954 doses das vacinas que serão aplicadas em quatro postos instalados em Belém, Ananindeua e Marituba.

Receberão a complementação os agentes das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros, servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além de guardas municipais de Belém (GBel) e de Marituba (GCM), agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) que atuam na Região Metropolitana de Belém.

A etapa de vacinação compreende a complementação da primeira dose, aplicada em março deste ano. Com ela, os agentes adquirem uma defesa imunológica maior frente ao novo coronavírus, uma vez que a segurança pública, assim como o sistema de saúde público, está diuturnamente atuando na pandemia.

“Nós não podemos ficar de home office e nem nos ausentar do serviço presencial. A segurança pública lida com várias pessoas diariamente e não pode parar com seu trabalho essencial. O Estado tem o dever de nos proteger e é o que está fazendo”, destaca o coordenador de Políticas de Prevenção da Segup, capitão Rodrigo Vale.

O primeiro dia de vacinação, voltado para o efetivo da Polícia Militar, será realizado das 9h às 16h em dois postos: no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Marco; e no Quartel do Comando-Geral da instituição, na Avenida Augusto Montenegro, ambos em Belém. A expectativa é imunizar 2.521 servidores.

O Pará foi o primeiro estado do Brasil a vacinar os agentes de segurança pública que, assim como os profissionais de saúde, estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A vacinação para esse segmento ocorre com a anuência do Ministério Público do Estado (MPE).

Imunização continua no sábado e na segunda

A complementação da segunda dose da vacina prossegue no próximo sábado (17) com três postos instalados: no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no Quartel do Comando-Geral (QCG) e em Marituba, sendo este último sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, nos três locais, serão 3.130 doses liberadas.

A conclusão da vacinação ocorre na próxima segunda-feira (19), com a distribuição de 470 doses para servidores no posto instalado no Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (Cfae), no Conjunto Cidade Nova VII, em Ananindeua. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação, crachá institucional e a carteira de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde).

*Texto: André Macedo (Ascom/ Segup).
Por Aline Saavedra (SEGUP)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.