Conecte-se conosco

PARÁ

Fumaça de vulcão La Soufriere, no Caribe já pode ser vista no Pará

Gases do La Soufriere se espalham pelo mundo e, no Brasil, Norte é o primeiro a ser afetado

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução / Fonte: O Liberal

Fumaça vulcão caribenho La Soufriere, que entrou em erupção desde a última sexta-feira (9), saiu da ilha de São Vicente e já pode ser vista até o Pará.

A fuligem ocasionada pela erupção já chegou à África e também a diversos pontos das Américas, incluindo o Norte do Brasil. Os gases cinzentos foram verificados nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará.

O registro do gás, dióxido de enxofre vulcânico, sobre a região Norte foi feito pelo sensor Tropospheric Monitoring Instrument (TROPOMI), equipamento está a bordo do satélite Sentinel 5 Precursor, parte do programa europeu Copernicus, que faz observação da Terra, segundo o MetSul.

Apesar da grandiosidade do evento, da enorme massa de gases, segundo o MetSul, as cinzas estão a até 16 quilômetros de altura e, nessa altitude, não coloca em risco as pessoas na superfície da Terra, a não ser que estejam ao alcance imediato dos gases em menor altitude, ou seja, próximo ao local de erupção.

Apesar de o desastre se somar à pandemia de coronavírus na ilha de São Vicente, não há registros de feridos até o momento.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.