Conecte-se conosco

DICAS DA JOANA

Tome muito cuidado com a influência que a oralidade pode exercer sobre o seu texto

As palavras que utilizamos na redação promovem mudanças na produção textual escrita, porque, a partir do vocabulário, os processos de comunicação podem ser muito mais claros e eficientes. Por isso, no momento em que for construir o seu texto, tome muito cuidado com a influência que a oralidade pode exercer sobre ele. No Enem, o texto tem linguagem formal e isso significa dizer que você não pode usar palavras muito simples e “batidas” (clichês) ou aquelas pouco utilizadas e técnicas (jargões).

Usar palavras “difíceis”, termos eruditos ou gírias e expressões comuns e coloquiais fará com que sua mensagem seja menos eficiente, pois os sentidos das palavras que você emprega podem estar dissociados do contexto ou ainda, por serem comuns, podem não convencer o leitor. É preciso saber escolher as palavras para que a linguagem da sua redação não seja coloquial, frágil e pouco persuasiva.

Ler um texto e encontrar expressões “batidas”, palavras repetidas, expressões cotidianas ou rebuscadas demais não é qualidade: é um problema sério.

Assim, em vez de usar, por exemplo, “o governo não faz nada”, prefira, “O Estado é omisso”, “As políticas públicas se mostram ineficazes”. Quando for escrever “é muito comum a gente vê no dia a dia”, prefira, “é perceptível”, “é recorrente”, “corriqueiro”.

E lembre:

· é através da seleção vocabular que o emissor revela a sua intencionalidade ao produzir determinado texto;

· o contexto situacional do ato comunicativo determinará, em parte, a escolha vocabular do sujeito escritor.

Para atingir esse grau de competência, no entanto, as habilidades linguísticas devem ser desenvolvidas por meio da leitura e da interpretação de textos cada vez mais complexos, dos mais variados gêneros discursivos, e com uma prática contínua de atividades tanto orais quanto escritas. Isso tudo, exige de você dedicação e disciplina! Leia! Pratique!

Por: Joana Vieira

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.