Conecte-se conosco
Foto: Hugo Tomkiwitz / Fonte: SEMCAT

ANANINDEUA

A SEMCAT em parceria com o SENAR realiza qualificações na ilha de João Pilatos em Ananindeua

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho SEMCAT, em parceria com o SENAR e o Conselho Tutelar visitaram a região das ilhas de Ananindeua na última sexta-feira 26, para acompanhar o andamento da qualificação dos moradores da Comunidade da ilha de João Pilatos.
 
Em conversa com a secretária Marisa Lima, a associação de moradores, maioria formada por mulheres, receberam orientações sobre a chegada e implantação da nova Casa da Mulher Brasileira (CMB) no município, com o objetivo de diminuir a violência contra mulher, além de novas oportunidades para qualificação rural e orientação nos serviços básicos de assistência.  

Para a Secretária de assistência social, “Um novo aparelho público por garantia do direito da mulher neste espaço é essencial, além de proporcionar a alta dependência financeira potencializando a qualificação, empoderando mulheres em busca de direitos iguais, e se elas se sentiam só, agora estamos juntas” conclui Marisa Lima, secretária de Assistência Social e Trabalho.
 
Hoje o SENAR trabalha com entorno de 350 cursos na área de promoção social e na área agrícola, e nesta visita a comunidade está desenvolvendo os cursos como de Olericultura que abrange a exploração de hortaliças, o Manejo de Açaizais Nativos que consiste basicamente na limpeza da área e o curso de Produção de Mudas a fim de assegurar o replantio das árvores cortadas, garantindo o abastecimento contínuo do estoque de matéria prima florestal, além de outros cursos direcionados para a comunidade das ilhas.

“Aqui dentro das ilhas estamos também com o manuseio de pequenos animais como a Criação de Abelhas, Criação do Frango Caipira e o grande objetivo do SENAR é melhorar a vida dessas comunidades trazendo informação na forma técnica para diversificar a cultura rural local e o que já tem implantado na ilha, vamos trabalhar no aumento da produção como fonte de renda para essas famílias beneficiadas.” Disse Edivaldo Sousa, Instrutor do SENAR.
 
“Participei do curso de Produção de Mudas de Açaí e de Maracujá, estou muito feliz que essas oportunidades estão aparecendo porque a gente precisa aqui na comunidade, e não tinha essas orientações para ter uma produção de qualidade. A Prefeitura está de parabéns por trazer esses cursos”, comentou Maria da Luz da Silva Breu Ramos, 54 anos, moradora da comunidade a 4 anos.
 
No final do curso de Curso de produção de mudas, todos os participantes devidamente certificados, receberam um kit que contém 140 sacos para produção de mudas, 100 sementes de açaí da variedade BRS Pará e 50 sementes de Maracujá, no total 11 pessoas da comunidade João de Pilotas participaram, foram 8 mulheres e 3 homens.
 
 “Os nossos jovens dentro das ilhas agora vão ter como se ocupar, a maioria finaliza o ensino médio e após ficam sem oportunidades de trabalho e vão poder se qualificar na área da agricultura familiar” Elizangela Silva de Souza, presidente da Associação de Moradores e Pequenos produtores Rurais de João Pilatos.
 
A SEMCAT ainda está fechando novas parcerias com o Projeto Ela Pode, SEJUDH, IFPA, Fábrica Esperança além da visita dos CRAS, CREAS, Cadúnico, a intenção da secretaria e trazer os benefícios da pasta até a comunidade através dos serviços básicos assistenciais e de trabalho.

Curso de Produção de Mudas

Por: Hugo Tomkiwitz 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top