Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Blog Zé Dudu

PARÁ

Estado do Pará tem 97 mil idosos com mais de 80 anos para a 1ª etapa de imunização

Um em cada 4 mora em Belém e o restante, em sua maioria, está distribuído em cidades como Ananindeua, Santarém, Castanhal e Marabá. Pará tem 12 municípios com mais de mil anciãos.

A notícia do início da vacinação contra a Covid-19 marcada para esta segunda-feira (18) trouxe literalmente uma injeção de ânimo nas 27 Unidades da Federação, que não veem a hora de se livrar da maldição do coronavírus que tem aniquilado economias inteiras pelo globo e sepultado milhares de vidas diariamente. Até a bolsa de valores amanheceu em polvorosa com o início oficial da vacinação no Brasil. Mas, afinal, quem é que vai poder se vacinar com as primeiras doses que estão desembarcando no Pará hoje?

Levantamento feito pelo Blog do Zé Dudu

A resposta é complexa, mas o Blog do Zé Dudu foi busca-la em números populacionais estipulados pelo próprio Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Em primeiro lugar, é preciso saber que apenas 173.240 doses da Coronavac — desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac — estão chegando para iniciar a campanha. Dessas doses, 46.680 serão destinadas à imunização da população indígena e as demais, 124.560, para aplicação na população em geral.

Pelo plano do Governo do Pará, na fase inicial devem ser imunizados profissionais da saúde da linha de frente, indígenas aldeados, moradores das áreas remanescentes de quilombos e idosos acima de 80 anos. Estes últimos, os idosos, são o público-alvo majoritário. De acordo com números da Fapespa recortados de dados populacionais de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará tem 97.444 habitantes com mais de 80 anos. Mais de um quarto deles — exatos 26.178 — moram em Belém.

Outros 11 municípios têm pelo menos mil idosos com mais de 80, sendo os contingentes mais expressivos em Ananindeua (5.466), Santarém (4.070), Castanhal (2.282) e Marabá (2.173). Parauapebas, um dos municípios mais populosos do estado, tem 808 oitentões e não está entre os 20 com mais pessoas nessa faixa etária.

Veja o público potencial com mais de 80 anos a ser vacinado no Pará nesta primeira etapa com doses da Coronavac por município!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top