Conecte-se conosco

PARÁ

Período de chuvas requer cuidados com a eletricidade

De acordo com a Equatorial Energia Pará, alagamentos, inundações e descargas atmosféricas são situações propícias para acidentes

Foto: Reprodução / Fonte: Equatorial Energia

Com os primeiros meses do ano sempre caracterizados pelas já tradicionais chuvas intensas e duradouras do inverno amazônico, é necessário ficar em alerta para os cuidados em relação à energia elétrica nesse período. A atenção deve ser redobrada em situações em que possam acontecer alagamentos, inundações e as descargas atmosféricas. Essas ocasiões podem desencadear acidentes graves e até mesmo fatais com a população. 

O executivo da área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Alex Fernandes, ressalta que o primeiro cuidado é no que diz respeito às instalações elétricas internas do imóvel. “Essas instalações precisam estar em perfeito estado, pois um fio descascado em um alagamento dentro da residência pode gerar uma situação muito grave. Por isso recomendamos que um eletricista faça a verificação dessas instalações”, explica Alex.

Equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados não deem ser utilizados, pois estes fatores aumentam o risco de choque. Caso a chuva cause inundação na residência, chegando até o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar os disjuntores novamente.

OS RAIOS – O período das chuvas também é marcado por uma maior incidência de descargas atmosféricas e existem alguns cuidados a serem tomados em relação ao fenômeno. Caso a pessoa esteja ao ar livre em situações de chuvas, é recomendável procurar um local seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair. Outra dica válida é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos, que também chamam os raios.

“Uma dica muito importante quando as chuvas estiverem fortes e com muita queda de raios, é jamais utilizar o telefone celular conectado a tomada para carregar a bateria. Situações como essa podem ocasionar acidentes gravíssimos e quase sempre fatais. Aparelhos como secador de cabelo, chapinha e batedeiras de bolo também não devem ser utilizados”, alerta Alex.

No caso de acidentes com placas, telhas ou árvores sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a Equatorial Pará por meio dos canais de atendimento (0800 091 0196) e só um profissional habilitado pode fazer a troca da fiação.

 Confira cuidados importantes: 

 – Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

 – Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

– Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;

 – Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

 – Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva;

 – Procure ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;

 – Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com Equatorial Pará. 

Nas situações emergenciais, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio da Central de Atendimento no 0800 091 0196, que funciona 24 horas. 

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.