Conecte-se conosco

TURISMO

Veja o que abre e fecha em Belém durante o feriadão pelo Ano Novo

Foto: Reprodução / Fonte: O Liberal

Os dias de virada do ano serão acompanhados de mudanças nos horários e esquemas de funcionamento de muitos órgãos públicos, espaços de lazer e estabelecimentos comerciais. Confira os horários e o que abrirá e fechará em Belém:

Supermercados


A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) afirmou que não haverá restrições de funcionamento para supermercados durante todo o período de festas de fim de ano, cabendo a cada empresa determinar individualmente seus horários e escalas.

Comércio


Segundo o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), embora o Decreto da Prefeitura de Belém permita o funcionamento das lojas até as 18h, a Convenção Coletiva de Trabalho, por acordo entre os Sindicatos, só permite a utilização da mão de obra dos trabalhadores do comércio até as 16h do dia 31/12.

Bancos


No dia 31 de dezembro, o Mangal das Garças funcionará das 8h às 17h. Já no dia 1 de janeiro, abrirá às 11h e fechará às 18h. Nos dias seguintes, o funcionamento será normal, das 8h às 18h.

O Parque do Utinga estará aberto das 6h às 12h do dia 31. No dia 1 de janeiro, abrirá às 9h e fechará às 15h. A partir do dia 2, voltará aos seus horários normais, abrindo às 6h e fechando às 17h.

Durante o dia 31 de dezembro, a Estação das Docas funcionará das 10h às 17h. No dia 1 de janeiro, abrirá às 11h e fechará às 00h. No dia 2, volta a funcionar no seu horário normal, das 10h às 00h.

O Parque Urbano Porto Futuro funciona diariamente das 6h às 22h, incluindo nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

A Secretaria de Estado de Cultura informa que a maioria de seus espaços, incluindo os museus, estará fechada nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021.

Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que os Hospitais de Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (Umarizal), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Icoaraci, Sacramenta, Jurunas, Marambaia e Terra Firme e o Hospital Geral de Mosqueiro funcionarão normalmente. Também atenderão normalmente as Unidades Municipais de Saúde (UMSs) da Marambaia, Jurunas, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, que funcionam em regime de urgência e emergência.

A Central de Regulação de Leitos, a urgência e emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), a Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT) atuarão em regime de plantão para receberem os pacientes que venham a necessitar de atendimento.

Não haverá expediente administrativo e atendimento ambulatorial no Hospital de Clínicas Gaspar Viana nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Serviços de emergência cardiológica e psiquiátrica serão mantidos sem interrupção, 24 horas por dia. No Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, não haverá expediente administrativo no 31 de dezembro. Porém, só não haverá atendimento em hemodiálise no dia 1º de janeiro.

A Unidade de Atendimento Imediato do Hospital Ophir Loyola funcionará normalmente, 24 horas por dia, para atender os casos de urgência e emergência de pacientes oncológicos. O serviço de quimioterapia funcionará em regime de plantão durante as datas festivas. A radioterapia funcionará em regime de plantão no dia 31 de dezembro e não terá atividades no dia 1º de janeiro.

Nas unidades do Hemopa, o atendimento para coleta de sangue será suspenso nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Porém, no dia 2 de janeiro, o órgão abrirá as portas da unidade sede, no bairro Batista Campos, e da unidade no Shopping Castanheira, das 7h30 às 17 h, a fim de estimular a doação de sangue.

Serviços municipais


A Prefeitura Municipal de Belém informou que, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, o expediente será de atividades para trabalhadores vinculados às unidades e serviços classificados como essenciais no atendimento à população.

O efetivo operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB) trabalhará normalmente nos 51 postos fixos e nos 154 postos volantes.

Nos dias citados, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estará com o efetivo operacional do órgão atuando em escala de plantão. Os postos da Superintendência que funcionam nos espaços localizados nos shopping centers estarão fechados.

Serviços Estaduais


As Estações Cidadania localizadas nos municípios de Belém, Ananindeua, Parauapebas, Marabá e Santarém não funcionarão nos 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021.

Ambos Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Polícia Militar do Estado (PMPA) não terão expediente administrativo nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, contando apenas com seus contingentes operacionais. Porém, o Centro Integrado de Operações (CIOp) funcionará com expediente normal, de 24 horas por dia, durante as festas de final de ano.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) funcionará somente até o dia 30 de dezembro. Após essa data, retorna à normalidade apenas no dia 4 de janeiro.

Na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o expediente será facultado a partir do dia 30 de dezembro. O retorno ao horário normal será no dia 4 de janeiro.

O atendimento presencial da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) não funcionará nos dias 31/12 e 01/01.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária não funcionará nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) funcionará normalmente até 30 de dezembro. Depois, expediente volta ao normal somente no dia 4 de janeiro de 2021.

Judiciário


A Justiça do Trabalho da Oitava Região afirmou que está recesso forense entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro. Conforme previsto na lei 5.010/66, não haverá expediente neste período para todo o Poder Judiciário da União. O Tribunal passa então a trabalhar em regime de plantão e são suspensos os prazos processuais, bem como a publicação de acórdãos, sentenças, decisões, intimação de partes ou de advogados, na primeira e segunda instâncias, exceto com relação às medidas consideradas urgentes. Já no período de 7 a 20 de janeiro de 2021, as atividades serão em expediente normal, porém os prazos permanecerão com a contagem suspensa.

Shoppings


Shopping Castanheira
Dia 31 de dezembro
– Lojas e praça de alimentação: das 10h às 16h;
– Parque de diversões, cinema e academia conforme programação.
Dia 1 de janeiro
-Lojas, espaços de lazer e praça de alimentação: fechados.

Metrópole Ananindeua
Dia 31 de dezembro

– Lojas, espaços de lazer e praça de alimentação: das 9h às 19h;
Dia 1 de janeiro
– Lojas fechadas;
– Praça de alimentação e espaços de lazer: das 16 às 22h.

Parque Shopping
Dia 31 de dezembro

– Lojas: das 10h às 16h;
– Praça de alimentação e espaços de lazer: das 10h às 16h;
– Cinema: conforme a programação.
Dia 1 de janeiro
– Lojas, espaços de lazer e praça de alimentação: fechados;
– Cinema conforme a programação.

Bosque Grão-Pará
Dia 31 de dezembro

– Lojas: das 10h às 16h;
– Praça de alimentação, espaços de lazer e entretenimento: das 10h às 16h;
– Restaurantes, cinema e teatro conforme a programação.
Dia 1 de janeiro
– Lojas, praça de alimentação e espaços de lazer: fechados;
– Restaurantes, cinema e teatro conforme a programação;

Pátio Belém
Dia 31 de dezembro

– Lojas e praça de alimentação: das 8h às 16h;
– Academia: das 7h às 13h;
– Cinema conforme a programação.
Dia 1 de janeiro
– Lojas, academia e praça de alimentação: fechadas;
– Cinema conforme a programação.

Shopping Boulevard
Dia 31 de dezembro

-Lojas e praça de alimentação: das 9h às 16h;
– Restaurantes: das 11h às 16h;
– Cinema conforme a programação.
Dia 1 de janeiro
– Lojas, restaurantes e praça de alimentação: fechados;
– Cinema: conforme a programação.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.