Conecte-se conosco

CLIMA

Chuvas continuam em Belém e região metropolitana no início de abril, aponta previsão

Condições atmosféricas mantêm o tempo instável no Pará, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas em várias regiões do estado.

Publicado

sobre

Moradores de Belém e da Região Metropolitana devem se preparar para mais dias de chuva no início de abril. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o cenário observado ao longo de março deve continuar nos primeiros dias do mês, com tempo instável e pancadas ao longo do dia.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, áreas de instabilidade atuam sobre o estado, influenciadas por circulação de ventos em altos níveis da atmosfera. Esse sistema se estende até camadas médias, intensificando o fluxo de umidade, especialmente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical, que está posicionada mais próxima da costa paraense.

Esse conjunto de fatores, aliado ao calor ao longo do dia, favorece a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas frequentes e, em alguns casos, acompanhadas de trovoadas.

As previsões indicam que os maiores volumes de chuva devem ser registrados na porção oeste do estado, com acumulados entre 35 e 65 milímetros. As áreas mais afetadas incluem regiões da Calha Norte, Baixo Amazonas e Sudoeste Paraense.

Já no Nordeste Paraense e no norte do Sudeste do estado, os volumes previstos são menores, variando entre 20 e 40 milímetros, mas ainda suficientes para manter o tempo instável.

Diante desse cenário, a recomendação é que a população fique atenta às condições climáticas, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e transtornos causados pelas chuvas intensas.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.