BELÉM

COP30 em Belém: Hydro destaca o Pará como polo de soluções para a transição energética global

Empresa marca presença estratégica nas discussões da COP30 em Belém, apresentando soluções concretas para a descarbonização e a transição energética

Publicadas

sobre

Hydro apoiará a instalação do "Banco da Paz", monumento do Nobel Peace Center que é símbolo de diálogo e cooperação internacional, que será inaugurado na próxima segunda-feira (10)

Com o Pará no centro das atenções globais como sede da COP30, a Hydro, empresa global com mais de uma década de atuação na Amazônia, marca presença estratégica no evento e se posiciona como um ator-chave na demonstração de como a indústria e metais como o alumínio, que é infinitamente reciclável, podem impulsionar a transição energética. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é uma oportunidade única para a empresa apresentar suas principais ações e o compromisso da indústria em descarbonizar suas operações.

A Hydro chega à COP30 com exemplos concretos, alinhados às metas de reduzir 30% das emissões de CO2 até 2030 e alcançar emissões líquidas zero (net-zero) até 2050. No Brasil, a empresa participou de investimentos na casa dos R$ 12,6 bilhões desde 2022 em uma matriz energética mais limpa e soluções de baixo carbono, como a substituição integral de óleo combustível por gás natural e a instalação de caldeiras elétricas na refinaria Alunorte, em Barcarena (PA), além do pioneiro uso de biomassa de caroço de açaí na produção de energia e introdução de fontes de renováveis, com a construção de projetos como as usinas solares de Boa Sorte, em Minas Gerais, e Mendubim, no Rio Grande do Norte, e o parque eólico Vento de São Zacarias, localizado na divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco.

Outras iniciativas de destaque incluem a tecnologia Tailings Dry Backfill utilizada na Mineração Paragominas, que seca e devolve os rejeitos com segurança para as áreas já mineradas, eliminando a necessidade de construção de barragens convencionais, e a parceria com a Wave Aluminium para a construção de uma planta semi-industrial na Alunorte, capaz de transformar resíduos de bauxita em ferro metálico de baixo carbono de forma pioneira, consolidando a atuação da Hydro como um modelo de mineração responsável e sustentável.

“Acreditamos que a COP será fundamental para mostrar a jornada de descarbonização da Hydro e de outros grandes agentes da indústria, auxiliando na construção de parcerias com múltiplos agentes para alavancar ainda mais nossas agendas climáticas”, afirma Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil. “Também enxergamos que a COP será essencial para mostrar o relacionamento da indústria com as comunidades paraenses, por meio de projetos como os do Fundo Hydro que já impactou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente via parcerias locais, com iniciativas voltadas para geração de renda, educação e preservação do meio ambiente em Barcarena.”

A Hydro terá uma agenda intensa e diversificada na COP30, marcando presença em arenas de alto impacto com falas e encontros institucionais, junto a comunidades, sociedade civil organizada, governos e iniciativa privada. Na Blue Zone, a empresa patrocinará o Amazon Hub em parceria com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, onde Anderson Baranov e Eduardo Figueiredo, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro, dialogarão com lideranças globais. Na Green Zone, além de novas participações em eventos no Amazon Hub, a Hydro apoiará a instalação do “Banco da Paz”, monumento do Nobel Peace Center que é símbolo de diálogo e cooperação internacional, e estará presente no CNI Hub em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).

Na Freezone, espaço dedicado ao diálogo com a sociedade civil, a atuação da Hydro se amplia com a parceria com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), promovendo um evento de abertura, sessões de networking e diversas oportunidades de fala com seus executivos, além de um domo exclusivo, o Amazônia Lounge, utilizado para expor iniciativas do Fundo Hydro. A empresa também participará de side events, como o Industry House com a FIEPA, a mostra Joias da Amazônia e o AMCHAM Business Forum, além de jantares institucionais com entidades como IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais) e ABAL, fortalecendo relações estratégicas e reputacionais.

Com uma abordagem que integra inovação tecnológica, investimentos substanciais e um compromisso social e ambiental, a Hydro se empenha em ser um exemplo de transição energética responsável. A presença na COP30 é uma oportunidade para amplificar sua voz e propósito global, reforçando seu papel de liderança na construção de um futuro de baixo carbono, onde o desenvolvimento industrial e a sustentabilidade caminham lado a lado na Amazônia e no mundo.

“Acreditamos que a COP30 é um divisor de águas para a Amazônia e para o mundo. Estamos aqui para mostrar que é possível conciliar desenvolvimento industrial com a proteção ambiental e o progresso social. Nosso compromisso é com um futuro em que o alumínio de baixo carbono seja um pilar da transição energética, gerando valor para todos e para o planeta”, conclui Anderson Baranov. 

Sobre a Hydro:

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.

Clique para comentar
Sair da versão mobile