BELÉM

V CICLAD irá homenagear Nazaré Athayde (In memoriam) 

V CICLAD: CICLO DE DEBATES SOBRE RESPONSABILIDADE CLIMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA E PESQUISA EM LINGUAGENS NA PANAMAZÔNIA.

Publicadas

sobre

O Grupo de Pesquisas, dos Estudos dos Discursos, das Identidades e Subjetividades Panamazônicas – (GEDIS-PAN/UFPA) Brasil/Amazônia em parceria com o GRUPO COSMOPOLÍTICAS AMAZÔNICAS, da Universidade de Santiago do Chile, promoverão um ciclo de debates com a participação de diversos convidados, grupos de pesquisa e representantes da educação básica e da sociedade civil, intitulado Movimento CLLIMAZ: RESPONSABILIDADE CLIMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA E PESQUISA EM LINGUAGENS NA PANAMAZÔNIA que irá ocorrer simultaneamente à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no estado do Pará.

O objetivo é promover a interlocução entre profissionais da educação básica e da educação superior de diferentes áreas de conhecimento, bem como da sociedade civil organizada, no sentido de contribuir para a implementação de ações permanentes e sistemáticas comprometidas com a sustentabilidade da Amazônia e do planeta.

Para o prof. Dr. Marcos André Dantas da Cunha, líder do Gedis-Pan/UFPA, “o Movimento Cllimaz, para além de promover o debate e a reflexão teórica, visa estabelecer um canal de diálogo permanente e empático com os sujeitos estudantes, comunidades e pesquisadores da panamazônia”. Por sua vez, a vice-líder do Gedis-Pan, profª Kattia de Jesus Amin Athayde, doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), “o Movimento Cllimaz dará voz aos estudantes da educação básica das redes de ensino púbica e particular, buscando promover reflexões e ampliar o debate sobre as questões climáticas e sua relação com as práticas de educação para a sustentabilidade que são desenvolvidas nas escolas”.

Desse modo, o Movimento Cllimaz, como maresia, se constitui no reconhecimento das identidades e etinicidades amazônidas delineadas na feitura de uma educação escolar ecologicamente sustentável.

Presenças já confirmadas: a atriz paraense Dira Paes, madrinha do CLLIMAZ; professora Dra. Ana Irene Pizzaro líder do Grupo de pesquisa COSMOPOLÍTICAS AMAZÔNICAS, da Universidade de Santiago do Chile; Prf. Dr. Thales Maximiliano Ravena Cañete – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública-PPGGP/NAEA; Auricélia Arapiun liderança Indígena do Sistema Modular de Ensino – SOMEI; Edilson Baniwa Coordenador-Geral de Articulação de Políticas Educacionais Indígenas – CAPEI.

Data: 18 e 19/11/2025
Hora: 08:30 às 12:30 e 14:30 às 18:30
Local: Auditório de Ciências Sociais Aplicadas, Campos Profissional, da UFPA

O evento terá como grande homenageada a Enfermeira Sanitarista e Professora, Dra. Nazaré Athayde, referência em saúde pública no Brasil, que no mês da COP 30, completa 1 ano de sua partida.

Eterna gratidão, Dra. Nazaré Athayde. Sua vida foi e sempre será uma lição de amor e propósito.

Em novembro completa-se um ano desde a partida da inesquecível Dra. Nazaré Athayde, cuja trajetória permanece viva na memória e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Sua dedicação incansável à saúde, sua visão humanista e seu compromisso com o cuidado integral deixaram marcas profundas na história da saúde pública brasileira.

Mais do que uma profissional exemplar, Dra. Nazaré Athayde foi uma inspiração, uma mestra, líder e guardiã dos valores éticos que sustentam a profissão. Sua voz, sempre firme e acolhedora, ecoa ainda hoje em cada projeto que promove o bem-estar, em cada profissional que segue seu exemplo, em cada vida transformada por sua atuação.

Seu legado foi eternizado não apenas em lembranças, mas em conquistas concretas: o livro que conta a história do Programa Nacional de Imunização no Estado do Pará, uma verdadeira obra de sabedoria e amor à profissão, e o Prêmio “Dra. Nazaré Athayde”, instituído pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), que reconhece e inspira novas gerações de enfermeiros e pesquisadores a seguirem seus passos com o mesmo brilho e dedicação.

Mesmo ausente fisicamente, Dra. Nazaré Athayde permanece presente nas ações, nas ideias e nos corações. Seu nome é sinônimo de compromisso, competência e compaixão. Uma mulher que viveu para servir e cuja luz continua a guiar o caminho da saúde e da enfermagem no Brasil.

Clique para comentar
Sair da versão mobile