BELÉM
Cabaré Xêroso revela novos talentos do circo em Belém
Evento gratuito reúne 15 artistas formados pelo projeto Te Abicora pra Rua nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Marambaia
O bairro da Marambaia, em Belém, será tomado pela magia do circo nos dias 7 e 8 de fevereiro com a edição especial do Cabaré Xêroso, que apresenta ao público as novas revelações circenses formadas pelo projeto Te Abicora pra Rua. O espetáculo acontece às 19h, na Praça Dom Alberto Ramos, com entrada gratuita e classificação livre.
Após semanas intensas de formação, 15 artistas selecionados sobem ao palco em um cabaré colaborativo que reúne números de palhaçaria, malabarismo e outras linguagens circenses. A proposta é transformar o espaço público em um ambiente de encontro, afeto e diversão, aproximando o público da arte e resgatando a tradição do circo de rua de forma acessível e comunitária.
O Cabaré Xêroso celebra o circo e as artes cênicas em um formato no qual o público pode contribuir de maneira voluntária, fortalecendo a experiência coletiva e inclusiva. Crianças, jovens e adultos são convidados a vivenciar uma noite marcada pelo riso, pela emoção e pela interação direta entre artistas e plateia.
Nesta edição especial, o evento destaca o resultado da Formação Circense Te Abicora pra Rua, que promoveu aulas, práticas e intercâmbio artístico com professores convidados do Ceará. O formato dinâmico do cabaré permite que cada artista apresente sua própria linguagem, compondo um espetáculo coletivo diverso e repleto de surpresas. A iniciativa também fortalece a ocupação cultural das praças e ruas de Belém, além de valorizar os artistas locais.

Formação e intercâmbio artístico
Entre os nomes que participaram da formação está Sâmia Bittencourt, artista circense com mais de 30 anos de trajetória como palhaça, acrobata, atriz, dançarina e diretora, que atuou como oficineira do projeto. Para ela, o processo formativo vai além da técnica e estimula uma nova forma de olhar o mundo.
“A troca com os alunos está sendo incrível, porque surgiram várias questões sobre a palhaçaria: como se tornar um palhaço, qual é a composição, as curiosidades sobre o que é ser palhaço. As atividades que eu trouxe têm muito a ver com técnica para aprimorar, entender, jogar, se relacionar e encontrar o palhaço de cada artista. Nas apresentações, o público vai encontrar pessoas em processo, com o grande objetivo de ver o mundo com outro olhar”, destaca.
Expectativa para o espetáculo
Selecionada para a formação, a multiartista e pesquisadora paraense Jam Bil fará sua estreia no Cabaré Xêroso e destaca a importância do projeto em seu processo criativo. “A formação nos proporcionou experiências e possibilidades de criações absurdas a partir dos laboratórios que realizamos. Acredito muito na potência da comédia, da palhaçaria e do riso como dispositivos culturais e artísticos”, afirma.
A artista prepara uma cena especial e garante surpresas ao público. “Na minha apresentação vai ter um pouquinho de cada artista que esteve nessa formação com a gente, junto de várias técnicas e experimentos que desenvolvemos ao longo das semanas”, completa.
Serviço:
Cabaré Xêroso – Edição Especial Te Abicora pra Rua, em BelémDias 7 e 8 de fevereiro, às 19h, na Praça Dom Alberto Ramos – bairro da Marambaia. Entrada gratuita. Classificação livre.
Com informações da assessoria.




