BELÉM
Belém do Pará celebra o Dia Internacional do Reggae no Bistrô da Rê.
Evento gratuito acontece na quinta-feira, 3 de julho, com DJs Cleide Roots e Vitor Pedra, em homenagem à data que exalta a cultura e resistência do reggae mundial.

Belém do Pará entra na vibração mundial do Dia Internacional do Reggae, celebrado oficialmente em 1º de julho, com uma programação especial nesta quinta-feira, 3 de julho, no Bistrô da Rê, a partir das 19h. O evento, gratuito, contará com a presença dos DJs Cleide Roots e Vitor Pedra, dois importantes nomes da cena reggae da Amazônia.
Localizado na Av. Bernardo Sayão, 142, próximo ao primeiro portão da UFPA (campus Guamá), o espaço já é tradição para amantes do reggae, da cultura jamaicana e da mensagem de paz, amor e justiça social que o gênero carrega.
Uma data global, um grito de resistência local
O Internacional Reggae Day (#IRD2025) nasceu como Festival em Kingston, na Jamaica, e é celebrado anualmente em 1º de julho como uma homenagem ao reggae, gênero musical jamaicano de profunda influência global. A data foi idealizada pela produtora cultural Andrea Davis, inspirada por um discurso marcante de Winnie Mandela, durante visita oficial à Jamaica ao lado de Nelson Mandela, em 1991, pouco tempo após sua libertação da prisão.
Na ocasião, Winnie destacou o poder do Reggae — por meio das obras de Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff, entre outros — em inspirar e fortalecer o povo sul-africano na luta contra o regime do apartheid.
Movida por essa reflexão sobre a força cultural e política do reggae, Andrea Davis lançou, em 1º de julho de 1994, o primeiro International Reggae Day, com o objetivo de criar uma celebração mundial dedicada a essa expressão musical única.
Além de ter sido reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o reggae é muito mais do que música: é uma trilha sonora de resistência, paz, amor e consciência social, que continua ecoando nas comunidades e movimentos sociais ao redor do mundo.
Neste ano, o IRD 2025 traz como lema “Reacender a mensagem, amplificar o som e elevar as vozes que importam”, e convida artistas, DJs, comunidades e plataformas culturais a se mobilizarem globalmente no dia 1º de julho — o chamado JulyOne.
Belém na rota mundial do Reggae
A capital paraense não fica de fora desse circuito. Com forte tradição na cultura reggae, especialmente nas periferias e movimentos culturais de base comunitária, Belém se une à rede global do IRD com esta celebração que conecta o som jamaicano às raízes amazônicas.
Os DJs Cleide Roots e Vitor Pedra prepararam uma seleção especial com clássicos e novidades do reggae roots promovendo uma verdadeira sessão de som para celebrar o dia internacional do Reggae.

Serviço
O quê: Celebração do Dia Internacional do Reggae – IRD Belém 2025
Quando: Quinta-feira, 03 de julho de 2025, a partir das 19h
Onde: Bistrô da Rê – Av. Bernardo Sayão, 142 (próximo ao primeiro portão da UFPA – Guamá)
Quanto: Entrada gratuita
Atrações: DJs Cleide Roots e Vitor Pedra