Conecte-se conosco

AMAZÔNIA

Degradação na Amazônia atinge pior nível em 15 anos, alerta Imazon

Publicadas

sobre

Dados divulgados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Imazon) revelam que a Amazônia enfrentou, em outubro, o quinto mês consecutivo de aumento no desmatamento e na degradação florestal causada por queimadas e extração madeireira.

Segundo o instituto, o ritmo acelerado das queimadas é o principal responsável pelo agravamento da situação. “Por causa das queimadas, a degradação explodiu e chegou à média de 10.000 campos de futebol afetados por dia entre janeiro e outubro, o pior cenário em 15 anos”, informou o Imazon.

DEGRADAÇÃO EM ALTA

Em outubro de 2024, a Amazônia registrou 6.623 quilômetros quadrados de área degradada, o equivalente a quatro vezes a área da cidade de São Paulo. Esse número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando a degradação atingiu 1.554 quilômetros quadrados.

Nos primeiros dez meses de 2024, o total de área degradada alcançou 32.869 quilômetros quadrados, uma área equivalente a 21 vezes a cidade de São Paulo. O índice é quase três vezes maior que o recorde anterior, de 11.453 quilômetros quadrados, registrado em 2017.

Fonte: Imazon / Imagem: Reprodução Olhar Digital

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.