MUNICIPIOS
APA Algodoal-Maiandeua celebra 34 anos de preservação e desenvolvimento sustentável
A Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, no município de Maracanã, completa 34 anos nesta quarta-feira (27). Criada em 1990, é uma das mais antigas do Pará, abrangendo as ilhas de Algodoal e Maiandeua, com 2.378 hectares e quatro comunidades pesqueiras: Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocooca.
Conhecida pela beleza natural e biodiversidade, a APA reúne manguezais, restingas e apicuns, além de atrair turistas em busca de praias paradisíacas e práticas sustentáveis.
Para comemorar o aniversário, o Governo do Estado anunciou uma nova base do Ideflor-Bio para reforçar a fiscalização e proteger os recursos naturais. Também está sendo atualizado o Plano de Manejo, essencial para a gestão sustentável, e foi criado um Conselho Gestor com participação da sociedade civil, promovendo maior transparência nas decisões.
A APA Algodoal-Maiandeua é um exemplo de equilíbrio entre conservação ambiental e comunidades tradicionais, reforçando o compromisso com um futuro sustentável para o Pará.