ESPORTES
Bicola reforça quadro técnico visando retorno à hegemonia do clube no setor de basquete
No próximo domingo, 10, tem a largada do Campeonato Paraense de Basquete de 2024. O Paysandu faz jogo de abertura contra o Basquete Paraense no ginásio Moura Carvalho às 18h. Maior ganhador de títulos com 38 conquistas, o Paysandu não participou da competição de 2023 por conta de um litígio com o ex-presidente da FPB, Neto Vieira.
Nesta temporada, o Papão se armou conforme a nova regulamentação da entidade paraense. Buscou reforços fora para recuperar o cetro de campeão perdido para seu maior rival. “Estamos com o time treinando, se preparando para jogar e ganhar o campeonato. Íamos estrear na segunda-feira, 11, mas devido ao jogo do Paysandu e Brusque/SC, a partida foi antecipada para domingo, 10”, diz Wagner Bisneto, diretor.
A primeira providência bicolor foi contratar um técnico de renome no basquete brasileiro. Assim foi feito: contrataram
Athos Felipe Garcia Calderaro [Athos Calderaro], 51 anos, gaúcho de Santa Cruz do Sul, campeão brasileiro pelo União Corinthians em 2021, quando foi escolhido melhor técnico do Campeonato Brasileiro.
No currículo ainda tem o título de campeão Sul-americano Sub-17; vice-campeão da FIBA AmeriCup U17 e 10º colocado na FIBA U18 World Cup (entre 20210 e 2012, como auxiliar técnico da Seleção Brasileira de base).
Athos Calderaro terá como auxiliar técnico o paraense Paulo Carmona.
REFORÇOS
Dentro das limitações impostas pela federação, o Paysandu trouxe como reforços o norte-americano Calvin Fugget Jr [armador], natural de Denver, Colorado.
Jean, ex-Osasco, campeão brasileiro CBB com Osasco em 2024. É armador.
O ala Dimitri Sousa, 1,92 ex-Cruzeiro campeão brasileiro CBB no ano de 2023.
Zé Carlos, pivô, ex-Cruzeiro Minas Gerais. campeão brasileiro com Cruzeiro e MVP do brasileiro de 2023.
Entre os atletas regionais há se destacar os valores como: Andrey Medeiros, ala/armador, bicampeão paraense com Paysandu; Rodrigo Ganso, pivô, tricampeão paraense com Paysandu. Anderson Barcarena, várias vezes campeão, Wilsinho. (Texto> Braz Chucre)