BELÉM
Professores da rede municipal participam de formação ambiental no Bosque Rodrigues Alves

Com o tema: Letramento ambiental em práticas de apreciação, leitura, escrita e matemática para a justiça climática, o Centro de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realiza ações, onde trabalha a reflexão sobre a importância da educação ambiental na formação de crianças e dos professores da rede municipal. O evento é realizado no Bosque Rodrigues Alves, desde segunda-feira, 7, até quinta-feira, 10.
O espaço é uma gigantesca sala de aula para a realização da X Encontro Formativo com Professores da Rede Municipal de Ensino de Belém. A programação inclui 350 professores dos ciclos I e II do ensino fundamental, divididos pelos quatro dias de atividades, conforme o dia e o horário de suas horas pedagógicas na escola.
Prática – Durante o evento, os docentes tiveram acesso à técnicas e teorias sobre utilização do meio ambiente na criação de material pedagógico para serem aplicados em sala de aula com os estudantes.
Aprendizado e experiências
Os professores também dividem suas experiências sobre o meio ambiente que já desenvolvem nas escolas onde atuam.
“É uma formação bem diferente, estamos em um lugar aberto e nada melhor que um bosque pra discutir o meio ambiente. O que nós estamos aprendemos aqui será levado para sala de aula com nossos alunos. O bom também é que podemos falar um pouco do que a gente faz na escola com relação ao meio ambiente. Uma troca de experiência bem enriquecida de atividades”, informa a professora Marineide Farias Oliveira, que atua no 3º ano da Escola Municipal Amância Pantoja.
Já a professora Eloísa Nóbrega, do Centro de Formação de Professores da Semec, acredita que essa formação está ligada com a discussão ambiental e os preparativos para a Conferência Mundial sobre o Clima (COP30), que ocorrrá em Belém, em novembro de 2025.
“Essa formação tem a ver com o contexto que a cidade está vivendo, que nos obriga a olhar mais atentamente para o meio ambiente e pra si mesmo. A discussão não é só sobre alfabetização. É também sobre o letramento ambiental, que precisa ser discutido com as crianças, para que elas possam refletir que o meio ambiente precisa ser preservado”, explica Eloísa.
Diálogo e Saberes
O X Encontro Formativo foi o primeiro passo, mas o Centro de Formação ainda irá fazer o assessoramento nas escolas e todo resultado dessas atividades serão mostradas posteriormente pelas escolas durante a programação dos “Diálogos de Saberes” que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro.