Conecte-se conosco

MEIO AMBIENTE

“Canteiro com a Comunidade”: CIIR oportuniza Educação Ambiental em bairro de Belém 

Iniciativa promove educação ambiental e integração social por meio de plantio de mudas em pneus
personalizados para fomentar as boas práticas sustentáveis

Publicadas

sobre

Foto: Ascom CIIR

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) realizou a segunda edição do projeto “Canteiro com a Comunidade”, nesta sexta-feira (6), no bairro do Barreiro, em Belém, cidade-sede da COP30 – Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em novembro de 2025.  A iniciativa, que começou no bairro Maracangalha, tem o objetivo de promover educação ambiental e integração social por meio de plantio de mudas em pneus personalizados para fomentar as boas práticas sustentáveis. 

A atividade é coordenada pela Comissão de Sustentabilidade da instituição, em parceria com a Oficina de Artes Visuais, que visa transformar áreas urbanas em ambientes arborizados por meio do envolvimento direto da comunidade. 

“O projeto não apenas promove o plantio de mudas, mas também, oferece um espaço de aprendizado e interação, permitindo que os residentes da comunidade se envolvam ativamente no propósito de levar iniciativas de impacto ambiental e social a diferentes áreas da cidade, especialmente, as que mais necessitam de projetos de reconstrução. Além de saúde, o CIIR se preocupa com o bem-estar geral que inclui proteção ao meio ambiente”, destaca Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade.

Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de personalizar pneus que serão utilizados como vasos para o cultivo de diversas espécies de plantas, contribuindo assim, para a reconstrução de espaços públicos e à criação de mais áreas verdes na cidade.

“Além de contribuir com o meio ambiente, dá uma sobrevida aos pneus que seriam descartados de forma incorreta, mas com este tipo de reciclagem, damos sobrevida e arboriza as comunidades”, complementa Denise Morais.  

Segundo a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o descarte indevido de pneus na área urbana contribui para o assoreamento e enchentes, além de serem criadouros e abrigo para vetores de doenças à população, entre elas, a dengue.

Moradora do Barreiro há 38 anos e líder comunitária, Nadir Teixeira, de 74 anos, celebrou a chegada do “Canteiro com a Comunidade” e projeta benefícios para os moradores.

“A importância deste projeto incentiva cidadania e saúde tornando um ambiente saudável, limpo e muito mais confortável. A comunidade se transforma com essa obra de arte e fica bem florido com plantas e flores; uma natureza belíssima. Com certeza vai incentivar as pessoas a cuidarem do meio ambiente, não jogar lixo dentro do canal e conservá-los; os canteiros também. Agradeço ao CIIR pelos benefícios que está trazendo para o nosso bairro. Que o projeto possa ampliar a mais espaços e a população possa se conscientizar”, planeja. 

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

*Reportagem com a colaboração de Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.