Conecte-se conosco

BELÉM

Belém comemora Dia da Mulher Indígena Tuíra Tembé nesta quinta-feira (5)

Publicadas

sobre

Belém comemora nesta quinta-feira, 5 de setembro, o Dia Municipal da Mulher Indígena Tuíra Tembé. A data, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância das lideranças exercidas pelas mulheres indígenas, é celebrada pela primeira vez em 2024. O projeto é de autoria da Bancada Mulheres Amazônidas (PSOL) e foi sancionado pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) em abril deste ano, mês dos Povos Indígenas.

Em Belém, o Dia da Mulher Indígena homenageia Tuíra Tembé, liderança conhecida internacionalmente por ter encostado um facão em um diretor da Eletronorte, em 1989, em protesto contra a construção da Usina Hidrelétrico de Belo Monte, em Altamira (PA). Um registro desse momento foi feito pelo fotógrafo Paulo Roberto Jares Martins e se tornou histórico e simbólico na luta pelos direitos ambientais e indígenas na Amazônia.

Em agosto deste ano, Tuíra Tembé faleceu aos 57 anos, em Redenção (PA). Ela enfrentava um câncer no útero desde 2023 e recebia cuidados paliativos em um hospital.

Para as autoras do PL, a Bancada Mulheres Amazônidas, é simbólico também o fato do dia ser comemorado em pleno Dia da Amazônia. “As mulheres indígenas têm um histórico de luta e defesa da floresta de pé. Tuíra Tembé foi um grande exemplo disso, dentre tantas outras. É preciso compreender o legado ancestral de sabedoria dos povos e das mulheres indígenas, assim como dos povos e mulheres negras”, destaca Gizelle Freitas, representante do mandato coletivo na Câmara Municipal.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.