Conecte-se conosco

BELÉM

Grupo de Infraestrutura do Círio se reúne e define vistoria do percurso para a próxima semana

Publicadas

sobre

A 40 dias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Infraestrutura para o Círio de Nazaré na manhã desta terça-feira, 3, na sala de reunião do gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em Nazaré. O encontro contou com a participação de 22 representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Belém, da Diretoria do Círio de Nazaré e da Equatorial Energia. 

Ficou definido que o grupo fará vistoria pelo circuito do Círio na próxima terça-feira, 10, às 8h30, saindo da Catedral de Belém, na Cidade Velha, até a Basílica Santuário de Nazaré. O grupo é coordenado pelo engenheiro Francisco Damião, diretor do Departamento de Obras Civis da Seurb, e pelo advogado Diego Barros, coordenador-geral da Ordem Pública da Seurb. 

O secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, destacou que o que depender da Prefeitura de Belém o Círio, que está na edição 232, será um belo exemplo para o mundo. 

“São muitas demandas que tratamos aqui na reunião, como iluminação pública e cênica, calçada, ordem pública, paisagismo, tudo para fazer um melhor Círio para a população, garantindo essa tradição secular em Belém”. 

O coordenador do Círio 2024, Antônio Salame, explicou as principais ações que precisam da ajuda da Prefeitura e retribuiu ao apoio que recebeu. “Agradecemos a colaboração da Prefeitura de Belém, colocando todos os seus órgãos à disposição para nos ajudar a fazer o Círio com segurança, sem incidentes, com calçadas, iluminação, atendimento aos praticáveis. Então, é com muita alegria que estamos empenhados a realizar o Círio e que aconteça com muitas bênçãos, sem incidentes e da melhor forma possível”, afirma o coordenador do Círio 2024.  

Órgãos municipais – Além da Seurb, os órgãos da Prefeitura que contaram com representantes na reunião foram as Secretarias de Economia (Secon), de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e de Meio Ambiente (Semma). Também participaram a Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur), Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Comissão da Defesa Civil (Comdec) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic). 

Montagem de estruturas no trajeto pode ser solicitada até 27 de setembro

Segue aberto o prazo para as solicitações de instalação de estruturas ao longo do trajeto da Trasladação e da grande romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2024. O prazo vai até dia 27 deste mês para o resguardo em tempo hábil à execução das vistorias necessárias, análises, aprovação e conclusão das autorizações. A prioridade de uso do espaço autorizado levará em conta a data de entrada das solicitações.

As estruturas envolvem praticáveis, palcos, palanques, tablados, tapumes e arquibancadas. Com a iniciativa, a Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo, quer garantir de forma segura e ordenada o bom andamento das festividades do Círio 2024, que ocorrem no segundo domingo de outubro na capital paraense. A grande procissão da festividade é marcada por reunir uma multidão de mais de 2 milhões de fiéis.

Todos os equipamentos instalados serão fiscalizados. Os não autorizados ou que estiverem em desacordo com o aprovado, sofrerão as medidas e sanções cabíveis, incluindo demolição e apreensão dos referidos equipamentos.

Os interessados devem informar à Seurb por e-mail ou por ofício os detalhes sobre as estruturas a serem instaladas, com o cronograma de montagem e desmontagem, além dos projetos ou croquis com o devido registro de responsabilidade técnica de engenharia ou arquitetura (ART/Crea ou RRT/CAU); e os pareceres da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e do Corpo de Bombeiros Militar, aprovando os equipamentos. 

As solicitações devem ser encaminhadas ao Departamento de Análise de Projetos e Fiscalização (Deaf), por e-mail (oficiocirio2023@gmail.com) ou entregues direto na Seurb.

A Secretaria está localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. 

Para mais informações, o órgão disponibiliza também o telefone (91) 3251- 4467.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.