PARÁ
Cadastro no ‘Alerta Celular’ ajuda na recuperação de aparelhos roubados
A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em apoio à Polícia Civil do Pará (PCPA), lançou o serviço “Alerta Celular” para auxiliar na recuperação de celulares furtados ou roubados. O serviço permite que os cidadãos cadastrem seus aparelhos inserindo o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI) e outras informações, facilitando a recuperação dos dispositivos em casos de roubos e furtos.
“A solução ‘Alerta Celular’ é uma ferramenta importante para combater o crime organizado de roubo de celulares. Ela permite que os agentes de segurança verifiquem o número IMEI dos celulares durante operações policiais e encontrem aparelhos cadastrados no sistema, possibilitando a devolução aos seus donos”, explica Flávio Alves, analista de sistemas da Prodepa.
O ‘Alerta Celular’ não rastreia os aparelhos, mas identifica o dono do celular após ser recuperado. Além disso, serve como base de consulta para inibir a comercialização de celulares roubados. A PCPA orienta que, além do cadastro no site, as vítimas devem registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) para que a polícia inicie a investigação e recupere os bens subtraídos.
Helena Silva, que teve seu celular roubado em Belém, usou o serviço para ajudar a Polícia Civil. “Primeiro fiz um B.O., depois de alguns meses, eles localizaram meu celular e me informaram. Esse novo serviço é muito importante para o cidadão, acredito que muitos telefones serão recuperados”, afirma.
Como Cadastrar no ‘Alerta Celular’
- Acesse o site Alerta Celular e faça o cadastro, fornecendo informações pessoais como nome, e-mail, CPF, RG, telefone alternativo, etc.
- Confirme o cadastro via e-mail recebido.
- No primeiro acesso, registre o dispositivo informando modelo, marca e número de série (opcional).
- Adicione o(s) IMEI(s) do aparelho.
O cidadão pode registrar vários dispositivos e cada um pode ter um ou mais IMEI’s (em caso de Dual Chip). O ‘Alerta Celular’ está integrado com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP 2.0), fornecendo um histórico completo dos aparelhos cadastrados.
O delegado Daniel Castro, diretor da Polícia Metropolitana, destaca a importância do cadastro: “É uma ferramenta que otimiza a recuperação dos aparelhos. O cadastro é rápido e ajuda a identificar o dono do celular, facilitando a devolução”.
Para mais informações e para cadastrar seu aparelho, acesse Alerta Celular.