Conecte-se conosco

Sem categoria

PF flagra pela segunda vez atividade garimpeira em terra indígena no sudeste do Estado do Parpa

Publicadas

sobre

A ação ocorreu no município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Estado. A denominada Operação “Ponto 08” ocorreu na terça-feira, 18, quando policiais federais fecharam dois garimpos clandestinos de ouro em área particular que faz divisa com a Terra Indígena.

No primeiro garimpo, uma Escavadeira Hidráulica e um motor-bomba foram apreendidos. Os trabalhadores se evadiram para o mato com a chegada da Polícia, mas o responsável já foi identificado e vai responder por crimes de usurpação de bens da União e Crime Ambiental.

É a segunda vez em menos de 10 meses que a Polícia Federal fecha o mesmo garimpo. A primeira ação ocorreu em 21/09/2023, quando vários garimpos foram fechados durante a deflagração da Operação “1200.2”.

No segundo garimpo, que era explorado de forma mais rudimentar, vários trabalhadores foram encontrados no local. Foram colhidas informações sobre os responsáveis, os quais serão investigados e responsabilizados pelos delitos.

NINGUÉM PRESO

No mesmo dia dessa ação a Polícia Federal apreendeu um caminhão carregado com 2.000 litros de diesel, quando este estava prestes a entrar na Terra Indígena Kayapó.

Segundo o proprietário do combustível, que foi preso em flagrante, o diesel estava sendo levado para um garimpo no interior da Terra Indígena.

Fotoss: Ascom/SRPF em Marabá

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.