Conecte-se conosco

AGENDA CULTURAL

Segundo Arrastão do Pavulagem de 2024 vai às ruas de Belém neste domingo (23)

Trajeto parte da Praça da República e termina na Praça Waldemar Henrique; a concentração inicia às 9h

Publicadas

sobre

Pelo 37º ano, Arrastão do Pavulagem vai às ruas de Belém e leva cultura para o povo: expectativa é de muita diversão em mais uma grande festa de ritmos, cores e movimentos. Foto: Filipe Bispo

Novamente, o Instituto Arraial do Pavulagem convida Belém do Pará para uma festa repleta de tradições folclóricas e ritmos vibrantes. Neste domingo (23), o segundo Arrastão do Pavulagem de 2024 tomará as ruas da cidade, trazendo muita alegria para um público esperado de mais de 35 mil pessoas. 

O espetáculo começa com a Roda Cantada, às 9h, em frente ao Theatro da Paz. Às 10h, o cortejo sai, desce pela Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade, chegando depois à Praça Waldemar Henrique, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com convidados especiais. Neste domingo, se juntam à banda a cantora Maria Lu, o cantor Antonio Oliveira e a banda Na Cuíra Pra Dançar.

O grupo promete tocar sucessos que o público já ama e também as músicas inéditas “Boi da Estrela” e “Bordado de Flor”, lançadas nas plataformas digitais no último dia 14 de junho.

Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem.

Arrastões inclusivos

O Instituto Arraial do Pavulagem promove mais um ano de Arrastões inclusivos, destacando-se pelo acolhimento de famílias atípicas e a promoção de projetos de inclusão com o Grupo Mundo Azul e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). 

Os Arrastões terão um segmento especial para mais de 300 pessoas desse perfil. A colaboração visa estimular a participação de pessoas com deficiência (especialmente autistas e suas famílias) em eventos culturais promovidos pelo Instituto.

Pontos de hidratação

O Arrastão do Pavulagem agora oferece água aos brincantes em um ponto de hidratação localizado na Rua Frei Gil com a Rua Municipalidade

Os pavuleiros e o público estão convidados a levar seus copos e se hidratarem para garantir o pique pavuleiro, curtir a festa e contribuir com a limpeza do local.

Batalhão da Estrela

Depois do processo de formação de brincantes, que começou em maio com a realização das Oficinas e teve sequência com os Ensaios para os cortejos, o Batalhão da Estrela está ensaiado para fazer a festa quebrando recordes. 


Tradição e protagonismo de brinquedos juninos: o Boi Pavulagem fica pequeno quando visto ao lado do público, formado por pessoas de todas as idades (foto: TW Drones)

Serão mais de 1100 pessoas (68% mulheres) prontas para fazer o espetáculo – entre brincantes de Perna de Pau, Dança e Percussão, além de músicos de instrumentos de Sopro, Banjo e outros.

E é importante destacar que o Batalhão da Estrela não é formado só por brincantes que realizaram as oficinas e ensaios do Instituto Arraial do Pavulagem. Também estarão presentes no cortejo em seções diferentes: os Cavalinhos (crianças que participam sob supervisão de adultos), os Vaqueiros e figuras inspiradas em festejos juninos tradicionais – como o Pirô, os Cabeçudos e, claro, o Boi Pavulagem).

Em torno de 400 brincantes (entre crianças e responsáveis) estarão nos Cavalinhos da Campina (área em que saem as crianças e PCDs), é a primeira “seção” do cortejo, fica bem na frente. Essa inclusão é uma parceria com o CAEE e o Grupo Mundo Azul. 

Festa para todas as idades 


O Boi Pavulagem é um dos principais elementos dos Arrastões, ajudando a conduzir a brincadeira pelas ruas junto com o Batalhão da Estrela (foto: Filipe Bispo)

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, confessa que a empolgação pelos Arrastões já está lá no alto há semanas e o maior objetivo é realizar uma celebração para pessoas de todas as idades. 

“A expectativa é que seja tranquilo, com muita festa e alegria no coração. Que todos brinquem e se divirtam conosco na rua, consolidando a dedicação dos brincantes iniciantes e iniciados do Batalhão da Estrela. Esperamos tudo de bom para esses quatro Arrastões e o público pode crer que vamos dar nosso melhor por essa grande festa, que tem como maior tradição levar cultura para o povo da Amazônia”, diz o músico e compositor. 

“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola. Vejo com orgulho o quanto caminhamos e aprendemos. E acredito que o Pavulagem nunca morrerá. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, comenta.

Mestras participam da programação

O tema da 37ª edição do Arrastão do Pavulagem é “Arraial do Saber”, celebrando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará e destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. 

Durante a preparação para os Arrastões, a programação do Instituto Arraial do Pavulagem vem promovendo mais atividades com a participação de Mestras de Cultura. 

Entre debates culturais e shows, veja as convidadas que já participaram: 

– Mestra Iracema Oliveira (artista-guardiã do Pássaro Junino “Tucano” e outros folguedos populares de Belém)
– Tia Fausta (ama do Boi “Resolvido”, mestra-compositora da Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, baixo Acará)
– Mestra Cerena Aurora (multiartista, animadora do boi “Catavento” e da brincadeira de arvoredo, Cordão de Pássaro “Bem-te-vi”, representante de Viseu)
–  Mestra Andréa Melo (vice-presidente, ama e catirina do Boi Bumbá Flor da Juventude, do Guamá).
– Mestra Sandra Silva (envolvida em diversos projetos sócio-culturais do município de Terra Alta) 
– Mestra Claudete Barroso (Coordenadora do projeto Filhos de Fazendinha e ativista cultural)
– Mestra Pajé Roxita, de Soure (Ilha do Marajó), que fez o ritual de benzeção dos Mastros e dos participantes durante a Levantação dos Mastros de São João 

Em 2024, a iniciativa reverencia em sua programação as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.

Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Governo do Pará.

‘Arrastão do Pavulagem 2024 – Arraial do Saber’

Siga os perfis oficiais do Arraial do Pavulagem nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Instagram: @ArraialDoPavulagem
Facebook: facebook.com/arraialdopavulagemoficial
Twitter: @BoiPavulagem
TikTok: @ArraialDoPavulagem

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.