Conecte-se conosco

ENTRETENIMENTO

Diversidade da música da periferia de Belém no Teatro

Show com Nicobates e Os Amadores, Val Fonseca, Bárbara Alves, Fartura Flame, MC Believe e Álvaro Jr. traz a música e o talento da comunidade para o Margarida Schivasappa do Centur – Belém – PA

Publicadas

sobre

A diversidade da música paraense estará presente na Mostra Nativa, projeto do Coletivo Outros Nativos, que divide o palco do Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, no próximo dia 25 de junho de 2024, com o show Blues na Cidade das Mangueiras do gaitista Val Fonseca e Harmonica Blues Band. Álvaro Jr., Bárbara Alves, Fartura Flame, MC Believe e a banda Nicobates e Os Amadores estarão representando a periferia de Belém neste musical que promete ser uma grata surpresa ao público de Belém.

O evento começa às 20h e faz parte do projeto Cultura Livre, da Fundação Cultural do Pará. O Coletivo ON é uma Associação formalmente constituída por artistas, produtores e comunicadores que existe há quatro anos e tem mais dois anos atuando como coletivo informal na periferia de Belém. Mais especificamente no Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), que inclui os bairros da Pedreira, Barreiro, Telégrafo e Maracangalha, além da própria Sacramenta. 

Álvaro Jr. é um compositor que cresceu em Cachoeira do Arari, no Marajó,  e mora no bairro do Barreiro. Já compôs músicas para a banda Xeiro Verde e outros artistas populares. Ele está divulgando o EP “Realidade ou Matrix?!”, lançado no final do ano passado pelo projeto Incubadora Outros Nativos, com músicas que vão do rap ao pop, passando pela música regional com uma qualidade sempre de alto nível.

Da mesma forma, Bárbara Alves viveu a infância na Vila de Porto Salvo, em Vigia, e voltou para a Sacramenta, antes do bairro ser desmembrado e sua rua ser incluída no bairro da Pedreira. Ela aprendeu flauta transversal aos 9 anos de idade e desde então não parou mais de tocar e cantar. Ela divulga o single “Num som que me leve”, com composições dela, de Nicobates, Augusto Hijo e Marcos Campelo, em estilo MPB e carimbó.

Fartura Flame, por sua vez, tem conquistados fãs dentro e fora do estado com seu rap, pop e soul cheio de swing e carisma. O single “No Calor de Belém”, lançado recentemente pelo mesmo projeto, trouxe as faixas “Danielly” e “Rei”, que vêm ganhando tanto destaque que o cantor da Sacramenta foi convidado para fazer uma participação especial no próximo disco do inglês Greg Koffi Brown, que divulga o afrobeat pelo mundo afora.

MC Believe, artista trans que nasceu Brenda Believe, vem encantando as pessoas em shows na periferia – em bairros como a Maracangalha, o Telegrafo e o Guamá –, com uma mistura de funk e arrocha e uma performance que inclui coreografias e dançarinos. Ele lançou recentemente o EP “Não Vou me Iludir”, com quatro faixas, incluindo um funk estilo Brasil 2000, um pop soul, um arrocha misturado com brega e um rap reggae.

O rock e o blues estão bem representados no evento com a participação da banda Nicobates e Os Amadores e o bluesman Val Fonseca e Harmonica Blues Band. Este último é um dos roqueiros da velha guarda de Belém, tendo sido vocalista da Falsos Adeptos nos anos 1990, banda de Icoaraci que participou inclusive da primeira edição do histórico Festival Rock 24 horas. Recentemente, ele lançou o seu primeiro álbum solo intitulado “Blues na Cidade das Mangueiras”.

Já Nicobates e Os Amadores, formada pelo ex-guitarrista da banda Norman Bates, divulga seu mais recente trabalho que é o EP “Mediatical Blues”. “O espetáculo será no estilo ‘Terruá Pará’, com uma banda base de músicos muito bons e os cantores se revezando no palco. Teremos também dançarinos. Já o Val Fonseca faz um show a parte com a sua própria banda”, explica o músico que também é diretor artístico do espetáculo.

Ainda haverá a participação de jovens e adolescentes do projeto Incubadora Outros Nativos, desenvolvido com patrocínios eventuais e financiamento coletivo da comunidade.    

Os espetáculos foram premiados em 2023 pelo edital Cultura Livre da Fundação Cultural do Pará (FCP) e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou diretamente na bilheteria do teatro. Pessoas com carteira da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD) terão acesso gratuito ao Teatro, assim também como alunos de escola pública.

SERVIÇO:

Mostra Nativa com

Álvaro Jr., Bárbara Alves, Fartura Flame, MC Believe,

Nicobates e Os Amadores e Val Fonseca.

Dia 25 de junho de 2024 – Terça-Feira às 20h

No Teatro Margarida Schivasappa – Centur

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Batista Campos – Belém-PA.

Ingressos: R$ 20 na hora / R$ 15 (antecipado)

Informações: (91) 98168 7474 

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.