ENTRETENIMENTO
Levantação dos Mastros de São João e Ensaio Geral dão ‘boas-vindas’ aos Arrastões do Pavulagem 2024 no dia 13 (quinta)
Com patrocínio da Equatorial Pará, o “ato de abertura” da época de Arrastões começa no Blvd da Gastronomia a partir de 16h30, com apresentação da Roda Cantada para o público.
[12:16, 11/06/2024] Fernando O Liberal: Às 17h, inicia a ornamentação dos mastros de São João Menino. Às 17h30, o Grupo de Carimbó Sancari se apresenta com as Mestras Sandra Silva e Claudete Barroso.
Às 18h30, ocorre o ritual de recepção dos mastros e saudação a São João e Santo Antônio, conduzido pela Mestra Roxita (Soure).
Às 19h30, os mastros serão levados em cortejo pelo Batalhão da Estrela até a Praça Waldemar Henrique para serem erguidos. É o Ensaio Geral do grupo para os Arrastões.
A noite encerra com show da banda Arraial do Pavulagem às 20h, com clássicos e inéditas do EP “Boi da Estrela”, lançado no dia seguinte (14). Participação de Luê e Mestra Roxita.
Em 2024, o Batalhão da Estrela terá seu maior número da história: mais de 1100 brincantes. Os Arrastões ocorrem em 16, 23 e 30/06 e 07/07.
Chegou o momento mais importante do calendário do Instituto Arraial do Pavulagem antes do início dos Arrastões: trata-se da Levantação dos Mastros, que acontece dia 13 (quinta-feira) com uma série de rituais e apresentações de música e cultura, além do Ensaio Geral do Batalhão da Estrela para o primeiro Arrastão do Pavulagem (16/06).
A programação tem início às 16h, com concentração para receber os Mastros no Boulevard da Gastronomia.
Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da FUMBEL, Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.
“A Equatorial Pará está pronta para, junto com o Instituto Arraial do Pavulagem, fazer uma quadra junina inesquecível aos brincantes de Belém. Acreditamos na força cultural e social que o Pavulagem tem. Por isso, somos patrocinadores dessa festa há muitos anos. Em 2024, temos certeza que os Arrastões vão percorrer as ruas de Belém com ainda mais cor, alegria e energia”, comenta Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará.
A ABERTURA DA TEMPORADA DE ARRASTÕES
A Levantação dos Mastros de São João é considerada a abertura oficial dos Arrastões do Pavulagem e acontece com muita festa do Boi Pavulagem, além dos mastros de São João menino – um dos homens e outro das mulheres.
Este ano, eles serão revelados em um ponto cênico, que terá elementos de visualidade amazônica e produção de profissionais locais.
LEVANTAÇÃO DOS MASTROS
Com muita festa, os Mastros são recebidos e levados até a Praça Waldemar Henrique, onde ocorrerá a Levantação, com os mastros sendo celebrados pelo povo como manda a tradição.
A bandeira de São João vem junto e traz a bênção do Santo, sendo colocada no topo dos mastros – que são ornamentados em referência à tradição antigamente de ornamentar os mastros como oferenda para uma boa colheita.
O Instituto Arraial do Pavulagem mantém a tradição de Levantação dos Mastros anualmente para seguir com as brincadeiras sob as bênçãos de São João, além de renovar a fé das pessoas.
ENSAIO GERAL DO BATALHÃO DA ESTRELA
O Ensaio Geral ocorre durante a condução dos Mastros até a praça onde ocorre a Levantação do Mastros. E promete uma festa animadíssima, que vai mostrar o entrosamento dos segmentos de Dança, Perna-de-Pau, Metais, Banjo e Percussão.
Assim como na Roda Cantada, o Batalhão da Estrela (que este ano reúne mais de 1100 pessoas, o maior número da sua história) vai performar o repertório dos Arrastões em preparação para o primeiro deles, que acontece no próximo domingo (16).
“ARRAIAL DO SABER”: MESTRAS DE CULTURA PARTICIPAM DA PROGRAMAÇÃO JUNINA DO PAVULAGEM
O tema da 37ª edição do Arrastão do Pavulagem é “Arraial do Saber”, celebrando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará e destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia.
Na atividade do dia 13/6, as convidadas são as Mestras Sandra Silva e Claudete Barroso, além da Mestra Pajé Roxita, de Soure (Ilha do Marajó), que vai dar as bênçãos aos mastros e aos participantes.
Mas, durante a preparação para os Arrastões, a programação do Instituto Arraial do Pavulagem vem promovendo mais atividades com a participação de Mestras de Cultura.
Entre debates culturais e shows, veja as convidadas que já participaram:
- Mestra Iracema Oliveira (artista-guardiã do Pássaro Junino “Tucano” e outros folguedos populares de Belém)
- Tia Fausta (ama do Boi “Resolvido”, mestra-compositora da Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, baixo Acará)
- Mestra Cerena Aurora (multiartista, animadora do boi “Catavento” e da brincadeira de arvoredo, Cordão de Pássaro “Bem-te-vi”, representante de Viseu)
- Mestra Andréa Melo (vice-presidente, ama e catirina do Boi Bumbá Flor da Juventude, do Guamá).
Em 2024, a iniciativa reverencia em sua programação as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.
DE OLHO NO PRÓXIMO DOMINGO: O 1º ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2023 ACONTECE DIA 16/06
Pode anotar: a concentração no dia 16 (domingo) será na Praça da República a partir de 08h. A Roda Cantada (grupo de músicos de apoio) começa às 09h. O cortejo sai às 10h, com chegada na Praça Waldemar Henrique.
No palco da praça, a banda do Arraial do Pavulagem apresentará um repertório cheio de sucessos junto com participações especiais e as músicas inéditas do novo EP ‘Boi da Estrela’, lançado dia 14/06.
O trajeto deste ano já é conhecido: o ponto de partida é a Praça da República. O cortejo desce a Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade. A conclusão é na Praça Waldemar Henrique.
Horários dos Arrastões:
Concentração: a partir das 08h (na Praça da República)
Roda cantada: 09h
Saída do cortejo: 10h
Chegada do cortejo: 11h (na Praça Waldemar Henrique)
Término da programação: 14h
CULTURA PARA O POVO
Para Ronaldo Silva, um dos músicos e co-fundadores do Arraial do Pavulagem, esse é um momento muito especial no calendário.
“A levantação e fincamento dos mastros na praça é uma homenagem às nossas tradições. É como se estivéssemos anunciando ao mundo que oficialmente inauguramos a temporada junina do Pavulagem. Até o último Arrastão, vamos reunir crianças, famílias e toda a comunidade para celebrar a cultura amazônica pelas ruas de Belém, com o objetivo de levar alegria à cidade e às suas pessoas”, comenta o músico e compositor, que também é presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
SERVIÇO:
LEVANTAÇÃO DOS MASTROS DE SÃO JOÃO E ABERTURA OFICIAL DO ARRAIAL DO PAVULAGEM
16h – início da concentração no Boulevard da Gastronomia (Campina)
16h30 – Apresentação da Roda Cantada (grupo com músicos de apoio do Batalhão da Estrela)
17h – Ornamentação dos mastros
17h30 – Apresentação do Grupo de Carimbó Sancari, com a participação especial das mestras de carimbó Sandra Silva, de Vista Alegre do Maú (Terra Alta) e Claudete Barroso, de Fazendinha (Marapanim)
18h30 – Ritual de recepção dos mastros e saudação à São João e Santo Antônio, conduzido pela Pajé Roxita (Soure).
19h30 – Levantação dos mastros de São João Menino na Praça Waldemar Henrique
20h – Apresentação da banda Arraial do Pavulagem, com participação de Luê e Mestra Roxita. No repertório, sucessos e músicas inéditas do novo EP “Boi da Estrela”, lançado nas plataformas no dia seguinte (14/06).
“Arrastão do Pavulagem 2024 – Arraial do Saber”
Siga nossos perfis oficiais nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Instagram: @ArraialDoPavulagem
Facebook: facebook.com/arraialdopavulagemoficial
Twitter: @BoiPavulagem
TikTok: @ArraialDoPavulagem