Conecte-se conosco

SAÚDE

“Qual a função da glande?” busca pelo assunto aumentou em 180% no Google

A seguir, veja curiosidade sobre uma das 03 partes do pênis, que normalmente mede entre 10 cm e 18 cm

Publicadas

sobre

Você já se perguntou qual é a função da glande? Se sim, saiba que o Google anda respondendo esta dúvida mais vezes nos últimos tempos. Segundo o Google Trends, as buscas por esta resposta aumentaram 100% no principal buscador da internet

Este crescimento caminha de mãos dadas com a maior procura da população masculina por profissionais de saúde 一 segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, houve um crescimento de 49,96% nas visitas deles a urologistas.

Mas não se engane: o estudo mostra que o número de homens que costuma procurar ajuda médica ainda é menor que o de mulheres. Segundo o Programa Nacional de Saúde (PNS), 69,4% da população masculina o faz, contra 82,3% da feminina.

Em sua maioria, homens não costumam procurar profissionais de saúde para fazer exames preventivos. É o que diz o urologista Daniel Xavier Lima, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. “Eles não sabem que ao se negligenciarem estão contribuindo para a maior mortalidade de praticamente todas as causas do sexo masculino em relação ao feminino”, explica.

Por isso, o fato das buscas sobre o órgão genital masculino ter dobrado aponta para uma melhora neste sentido. Afinal, uma pesquisa no Google pode ser o pontapé inicial para descobrir que precisa ir ao médico.

Se você está entre estes curiosos ou chegou agora na discussão e ficou curioso, temos uma ótima notícia: preparamos este artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre a pontinha do órgão sexual masculino!

O que é a glande do pênis?

Com tamanho médio entre 10 cm e 18 cm 一 pode ser mais ou menos, o importante é saber usar 一 o pênis é dividido em três partes: a base, o corpo e a glande. Focaremos na “cabecinha”, que é assunto deste texto.

Ela é dilatada e sensível, além de envolvida por uma camada de pele retrátil chamada prepúcio 一 que é removido cirurgicamente para corrigir uma condição chamada fimose, onde a retração prepucial não acontece, deixando de expor a coloração rosa ou avermelhada da glande. 

Na ponta desta parte do pênis é possível ver o final da uretra, onde a urina e o esperma são soltos. Além disso, esta região possui as glândulas sebáceas responsáveis pela criação de sebo para lubrificar a pele.

Pra que serve a glande?

Por ser um órgão multi-função, o pênis é usado para duas coisas: urinar e esporrar. Quando ele estiver mole, o buraco na ponta eliminará a urina. Já o sêmen é liberado apenas quando o pinto estiver ereto.

Além disso, a pele da glande fica mais mole quando o pênis está ereto. Isso acontece para ela atuar na absorção de impacto do órgão com outros órgãos 一 sejam eles vagina, ânus ou até a mão caso você seja um lobo solitário.

Por ter um papel importante na estimulação sexual, a glande é a parte mais sensível do pênis. Assim, ela possui uma altíssima concentração de terminações nervosas 一 o que, em alguns casos, pode causar um problema temido por dez em cada dez homens: a ejaculação precoce.

Além disso, a glande é menos sensível quando o pênis está ereto 一 o que não muda em homens com ou sem prepúcio. Para completar, ela tem sensibilidade à vibração.

Como higienizar a glande do pênis?

Ter um pênis bem higienizado pode salvar você de problemas de saúde sérios e manter seu instrumento de trabalho na sua virilha. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mil homens precisam amputar o órgão todos os anos por não o limparem direito.

E como lavar sua glande direitinho? Segundo o urologista Dr. Paulo Egydio, deve-se puxar o prepúcio para trás, usando água e sabão neutro para esfregar a cabecinha. “Sabão neutro, de coco ou líquido são os melhores para higienizar a região. O importante é esfregar bem para garantir limpeza”, explica.

Quais doenças afetam a glande?

Entre as principais comorbidades que podem afetar a glande, a principal é a fimose 一 já citada anteriormente. Ela ocorre quando o prepúcio não está “duro” e não consegue mostrar a ponta do órgão, com os principais sintomas dor, inchaço e vermelhidão. Em alguns casos, a condição causa dor afeta a sensibilidade.

Já a Eritroplasia de Queyrat é outra doença que liga o sinal de alerta, que é um tipo de câncer. Fique de olho caso sua glande esteja com manchas vermelhas semelhantes a erupções, além de irritações e pele aveludada. A principal causa é o papilomavírus humano, sendo mais comum em homens não circuncidados.

Outra comorbidade comum é a balanite, que consiste no inchaço da glande e do prepúcio decorrente da má higienização. Mas essa não é a única causa, já que infecções bacterianas, fungos, artrite reativa e diabetes também estão entre as possíveis origens da comorbidade.

Aliás, a coloração não é o único sintoma da balanite, com dores, mau cheiro e até corrimento podendo ser indícios da doença. Como existem diversas causas, o urologista deve solicitar exames para identificar a causa 一 usando cremes antibióticos, medicações e uma melhora na higiene no tratamento.

Outras doenças que afetam a glande do pênis são o HPV, candidíase, herpes, gonorréia e sífilis. Por se tratarem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), elas devem ser evitadas com uso de preservativos nas relações sexuais.

Entre os principais tratamentos para tratar a saúde do pênis está a Técnica Egydio, usada para tratar deformidades no órgão como a Doença de Peyronie e a curvatura congênita. Até 10% dos homens com idades entre 40 e 70 anos são afetados por essas condições, que podem causar lesões na glande.

Quando procurar ajuda médica?

Geralmente, a glande do pênis tem coloração avermelhada ou rosada e uma pele macia. Se ela estiver enrugada ou escamosa, ligue o sinal de alerta: isso pode significar problemas. Visite um urologista de confiança se o órgão estiver dolorido, inchado, irritado ou apresentar lesões.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.