Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Enem 2023: confira dicas de como se preparar para a prova

Faltando menos de um mês para o Enem, professor orienta candidatos a estabelecerem estratégias de estudos

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: NM Comunicação

Desafio para milhares de estudantes brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 está se aproximando. As provas, divididas em Linguagens, Ciências da Natureza e Redação, acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no certame, registrando um avanço de 13,1% em relação a 2022.

Com uma concorrência tão acirrada, muitos candidatos se sentem perdidos, principalmente nessa reta final. O professor de Biologia e fundador do curso de preparação para o vestibular “Bio Study”, Marcos André Silva, dá dicas de como se preparar para a prova. “Agora é tempo de intensificar os estudos, é momento de entrega total, de estabelecer prioridade. Não é o momento de tentar aprender algo novo,a té porque o tempo é curto. Mas é importante reforçar aquilo que você já saiba, algo que consigas resolver”, explica o professor.

De acordo com Marcos, é fundamental que o candidato utilize estratégias de estudos. “O Enem é como uma prova de qualquer concurso, então é preciso definir estratégias. Pesquisas apontam que os alunos que conseguem obter uma pontuação elevada e serem aprovados, principalmente em medicina, são aqueles que possuem uma estratégia de estudo muito bem definida. Então organizar o tempo é muito importante”, ressalta.

A revisão é um dos momentos mais imprescindíveis de todo o processo, e a resolução de questões anteriores é o caminho para obter um bom resultado. “O aluno que for fazer o Enem precisa estar resolvendo questões das provas passadas. Sem isso ele perde tempo com questões que não são importantes, pois assim ele estudará o que tem maior recorrência. Então ele deve investir na resolução desses exercícios agora, e ao se aproximar da prova diminuir o ritmo do estudo e relaxar”, finaliza o professor. 

Texto: Vanessa Lago

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.