RESENHAS LITERÁRIAS
Resenha: A princesa prometida ‑ William Goldman
Sinopse
Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original ― que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.
AUTOR: William Goldman
TRADUÇÃO: Alice Mello
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 416
Resenha
Creio que esse tenha sido o livro mais peculiar, em um bom sentido, que li até o momento.
Temos uma narração totalmente distinta das utilizadas atualmente, porque o autor conversa com o leitor, a todo tempo, fazendo inúmeros comentarios e críticas sobre as passagens dos livro, antecipando alguns acontecimentos que ainda ocorrerão, citando outros fatos e memórias de sua própria vida de forma não linear, o que resulta em uma mistura de realidade e ficção tão convincente que você praticamente não acredita quando descobre que absolutamente tudo que foi escrito não passou de uma invenção.
E uma história bem completa que contém drama e romance, ao centrar o enredo no amor quase impossível de Buttercup e Westley, muita ação, nas passagens que descrevem lutas entre espadachins excelentes e gigantes e nos perigos a serem enfrentados pelos personagens, comédia, pois o autor cita algumas falas com um tom tão exagerado e sentimental que satiriza os contos de fadas padrões, e fantasia, ao criar acontecimentos tão improváveis com magia, morte e ressureições, mas que fazem sentido, complementando o enredo de forma perfeita.
O autor teve uma enorme criatividade ao escrever uma narração tão envolvente, com personagens e histórias de vida diferentes e muito interessantes, que quebram o estereótipo de vilões e mocinhos, conquistam o leitor e o marcam completamente.
(4/5⭐️)