BELÉM
Apreensão de madeira termina com 4 pessoas autuadas por crime ambiental, em Belém

Cerca de 65m³ de madeira serrada foram apreendidos no bairro da Condor, em Belém, na última quarta-feira (14). A Polícia Civil (PC) autuou em flagrante quatro pessoas pelo crime ambiental de transportar e armazenar ilegalmente o produto florestal.
As prisões ocorreram após a equipe policial ser informada a respeito de uma balsa que estaria armazenando certa quantidade de madeira serrada sem a documentação ambiental exigida por lei.
Segundo a PC, os agentes se dirigiram ao local e verificaram que se tratavam de dois caminhões carregados com a madeira. Outra parte do volume já tinha sido descarregado. O material seria encaminhado ilegalmente para os estados da Bahia e Maranhão.
A ação policial é um dos desdobramentos da chamada “Operação Panoptes”, que teve como finalidade coibir a prática de transporte ilegal de subprodutos florestais na Região Metropolitana de Belém.
Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Científica e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), também participaram da ação.
Os quatro autuados foram encaminhados à unidade policial para o cumprimento dos procedimentos legais e se encontram à disposição da Justiça, conforme informou a PC.
A operação seguirá durante o mês de dezembro, e se estenderá ao primeiro semestre do ano de 2023.