Conecte-se conosco

Destaque com Mary Alexandra

Sudeste do Pará | Militares do Exército Brasileiro realizam simulação de combate na região de Itupiranga e Parauapebas

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: Correio Paraense

O treinamento foi realizado pelas Tropas do Exército Brasileiro sob o do Comando Militar do Norte, as tropas realizaram o exercício de infiltração no Residencial Cidade Nova, no município de Itupiranga, distante de Marabá 52 km, nos dias 26 e 27 de julho, como parte do treinamento da Certificação de Força de Prontidão (FORPRON).

O jovem Raí Maracaipe morador do município de Itupiranga, apontador de terraplanagem, acompanhava cada movimento dos militares. “Nós estamos muito impressionados em poder presenciar este tipo de atividade do Exército aqui na nossa comunidade. Isso é muito importante até para nossas crianças poderem se espelhar e quem sabe ser futuros soldados”, destacou.

A FORPRON é uma certificação anual do Exército Brasileiro que atesta a capacidade operacional das Brigadas Estratégicas e suas Organizações Militares Subordinadas. Nesta atividade, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva de Marabá que está em processo de certificação.

São cerca de 1100 militares em atividade. Homens e mulheres que compõem as diversas frações que integram a Força Tarefa do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, com capacidades representadas por todas as funções de combate: Companhias de Fuzileiros de Selva, Pelotão de Cavalaria de Selva, Bateria de Obuses, Seção Antiaérea, Pelotão de Engenharia, Pelotão de Comunicações, Destacamento Logístico, Grupo de Reconhecimento e Vigilância, Companhia de Comando e Pelotão de Polícia do Exército.

Mais de 220 viaturas, entre elas, duas viaturas blindadas (Urutu), Marruás, 54 embarcações, centenas de armamentos e equipamentos para fazer da simulação uma atividade mais próxima do real. Em uma área rural, foi possível realizar os tiros com Obuseiros, armamentos da Artilharia de Campanha Leve do Exército Brasileiro, devida a sua fácil locomoção no terreno e sua ótima eficácia durante o combate. Os tiros de canhões podem alcançar o inimigo em até 10km de distância.

“Aqui nessa região podemos aplicar as nossas capacidades especiais com a nossa artilharia para a realização dos tiros. Tudo dentro do contexto fictício da manobra que foi planejada de isolamento e ocupação da localidade de Itupiranga. Nós estamos sempre preparados para a defesa da pátria, seja em defesa civil, a garantia da lei da ordem ou para votação e apuração. A atividade fim de defesa da pátria será sempre nossa prioridade, apesar de saber que podemos ser acionados em qualquer outro contexto que esteja fora da área da Amazônia. E esta atividade está dentro deste contexto”, explicou o General de Brigada Maurício de Souza, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
As atividades de Certificação do FORPRON Encerrará nesta próxima sexta-feira,29. Até lá, as tropas ainda farão investimentos na região da Serra de Carajás, no município de Parauapebas.

Informações da Assessoria de Comunicação da 23º brigada em Marabá
Fotos: Assessoria de Comunicação.

Mary Alexandra correspondente em Marabá.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.