Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Prefeitura de Ananindeua avança no emparelhamento da Guarda com arma de fogo

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: Ascom Prefeitura de Ananindeua

Na última segunda feira, 03, na Sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), o Diretor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Ananindeua, Ed Wilson; o Titular da Sesds, Arlindo Silva e a Comandante da GCMA, Renata Risuenho se reuniram com o Secretário de Segurança Pública, Uálame Machado e comandante da PM, Dilson Jr. O objetivo foi discutir o Termo de Cooperação Técnica que deve ser assinado, em breve, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP) e dar andamento ao processo de Qualificação ao Porte de arma de fogo aos integrantes da GCMA.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), está investindo no emparelhamento da Guarda Civil Municipal. Uma das etapas já concluídas foi o processo para conseguir a autorização da Polícia Federal do porte de arma de fogo, por um período de 10 anos. A guarda também irá receber nos próximos meses, as munições de treinamento para o curso de Qualificação.

Este treinamento certificará os guardas a atuarem com porte institucional, competência, legalidade e segurança. Desde 2014, quando do Estatuto Geral das Guardas ( lei 13.022) e o Estatuto Municipal da Guarda de Ananindeua previam o emparelhamento da GCMA devidamente uniformizada e com armamento, e que a categoria esperava ter esse porte institucional com segurança jurídica para atuar nas ruas com armas letais.

Além do Termo, o Prefeito Doutor Daniel, também autorizou a aquisição com recursos próprios, de 150 pistolas ponto 40 para uso da Guarda. “Iremos iniciar ao processo licitatório e todas as providências para a compra e legalidade destes armamentos. Essa compra e o treinamento são de fundamental importância para garantirmos uma Guarda mais aparelhada na proteção de bens públicos (prédios, praças e demais logradouros) e na efetiva participação na segurança pública do município”, reiterou o prefeito.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.