Conecte-se conosco

Nossa Cultura

Projeto de lei pode reconhecer Cosplay como manifestação cultural em Ananindeua

Foto: Reprodução | Fonte: Correio Paraense

Foi realizada a primeira votação na Câmara de vereadores, na sessão realizada na manhã desta terça-feira (23), no auditório da UNAMA/ BR, o projeto de lei do vereador, Aurélio Rodrigues, que tenta oficializar a cultura Cosplay ou cultura Geek como parte da cultura do município de Ananindeua.

O que antes era considerado coisa de criança, agora chama atenção por ir além de quadrinhos e filmes, com celebração da cultura pop que já rendem até estudos sobre a força desse movimento no mundo atual e suas implicações em questões como globalização, intolerância, feminismo e representatividade de minorias.

Sobre o projeto

O Projeto de Lei visa reconhecer o movimento da cultura pop Cosplay como manifestação cultural do município de Ananindeua. No projeto, é autorizado também a realização de eventos cosplayers nos espaços públicos da prefeitura de Ananindeua. Dando a prefeitura a responsabilidade de promover e incentivar eventos destinados ao público. Oficializando a manifestação artística cosplay como Patrimônio Cultural do Munícipio. O vereador Aurélio Rodrigues, do Republicanos, é o autor do projeto de lei.

Vários cosplayers e integrantes de movimentos, de Ananindeua, estavam presentes e acompanharam a votação dos parlamentares.

O que é cosplay:

Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop. Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, animes, heróis e mangás, porém podem também englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença à cultura pop.

Normalmente, os cosplayers (pessoas que fazem cosplay) são fãs dos personagens que representam e das respectivas séries, filmes, games ou desenhos a que este personagem pertence. Além disso, o cosplayer não se limita em apenas se fantasiar, mas também interpretar a personalidade do personagem escolhido.

Prof. Aranharanger um dos cosplayers de Ananindeua

Entrevista:

Correio: Como vc está se sentindo com esse resultado?

Prof. Aranharanger: Eu estou me sentindo ótimo, pois como eleitor de Ananindeua, é mais um avanço para município que está em constante crescimento, pois nada mais justo que valorizar essa nova cultura que já faz parte de Ananindeua.

Correio: O que os fãs do movimento vão poder esperar a partir de agora?

Prof. Aranharanger: Com certeza os fãs podem esperar mais eventos e acesso a hospitais, escolas, ONGs e ações sociais em parceria com os diversos grupos de Cosplay.

Existem grandes eventos direcionados exclusivamente para os cosplayers, em outros municípios, que promovem competições para premiar o melhor cosplay, seja no quesito caracterização (melhor fantasia) ou interpretação (melhor apresentação do personagem). Já estamos ansiosos por esses eventos em Ananindeua.

Lembrando que na próxima semana, na terça-feira (30/11) acontecerá segunda votação pelos parlamentares.

Por: Lia Corpes

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.