Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Prefeitura de Ananindeua fará exames e atendimento às mulheres para campanha “Outubro Rosa”

Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlia Seffer estará realizando agendamentos de mamografias e consultas com mastologista

Foto: Ricardo Amanajás / Fonte: Ascom

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará durante todo este mês de outubro realizando diversas ações voltadas para a campanha “Outubro Rosa”, que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama. Nesta quinta-feira (14) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlia Seffer estará realizando agendamentos de mamografias e consultas com mastologista, além de palestras sobre autocuidado em relação ao câncer de mama.

Joelma Ribeiro, moradora do bairro de Águas Lindas, elogiou a iniciativa. “É excelente essa iniciativa de estar na UBS do Júlia Seffer, fica mais próximo da gente e fácil, antes precisávamos ir em outros bairros e ficava muito mais difícil o deslocamento. Fui bem atendida, marquei minha ultrassonografia e estou tendo todo o acompanhamento. Que continue com esse atendimento que precisamos muito”.

A programação oficial contará com a realização de mamografias e atendimento de consultas especializadas com mastologista, além de atividades específicas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para garantir o atendimento com o especialista em mastologia, foram selecionadas nove Unidades de Saúde para realização das consultas. A mulher que desejar ter acesso aos serviços, precisa procurar a UBS mais próxima da sua residência para uma avaliação e/ou agendamento de consulta médica ou de enfermagem e o exame.

Para a Secretária municipal de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, é muito importante que as Unidades de Saúde estejam abertas e com programações alusivas ao tema. “É muito importante para as mulheres virem até uma das UBS para se consultarem com o mastologista, serem avaliadas e encaminhadas para realizarem exames. Essa programação também orienta as usuárias com palestras sobre o autoexame, a prevenção e é essencial para a saúde delas. Reforçar que nosso Outubro Rosa não é somente palestras, há marcação de exames, consultas, todo o acompanhamento necessário”.

Foto: Ricardo Amanajás

A campanha Outubro Rosa ocorre todos os anos e tem como principal objetivo promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, exame de mamografia e tratamento, e os profissionais de saúde são os agentes multiplicadores de boas práticas com a temática, pois o Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização da “Mamografia de Rastreamento” para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, e a “Mamografia de Diagnóstico” para mulheres com idade acima de 35 anos.

A programação na UBS Júlia Seffer contou ainda com palestras e uma das palestrantes, Jackitânia Lima, cirurgiã dentista detalhou a importância de informações sobre o tema. “É uma satisfação estar orientando essas mulheres, porque a informação tem que ser compartilhada. Apesar de ser cirurgiã dentista, nós como profissionais da saúde, independentemente do nível, temos que ter esse compromisso de estudar as doenças que é algo dinâmico, a ciência sempre está avançando, por isso o servidor precisa compartilhar boas informações, somos um corpo só com várias drenagens sendo trabalhadas. Precisamos saber acolher as mulheres, tirar muito mito que elas ainda acreditam, é uma questão cultural, mas está evoluindo na aceitação de se informar, o quanto antes nos prevenirmos será melhor para a nossa saúde, precisamos nos amar e nos cuidar”.

Já o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, alertou sobre a importância da realização de exames de rotina. “Gostaria de dizer para as mulheres que é muito importante a mamografia, o autoexame, infelizmente o nosso Estado ainda é um dos com índices mais alto de câncer de mama e é algo que podemos prevenir. Há exames de mamografia em nosso município disponível. Se cuidem, cuidem das outras mulheres e contem sempre com a Prefeitura para cuidar de vocês”, disse o gestor municipal.

No dia 22 de outubro, será realizada uma capacitação alusiva ao Outubro Rosa, destinada para os servidores da saúde, assistência social e comunidade acadêmica. O objetivo é promover trocas de conhecimentos e ampliar a oferta de serviços na rede de atendimento.

Foto: Ricardo Amanajás

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANANINDEUA

Consultas com mastologista

De 06.10.2021 a 29.10.2021

  • Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para avaliação e agendamento de consulta médica e/ou de enfermagem em uma das nove Unidades.
  1. Centro de Especialidades de Ananindeua
  2. UBS Ananindeua
  3. UBS Celso Leão
  4. UBS Júlia Seffer
  5. UBS PAAR
  6. UBS Paulo Frota
  7. UBS Jaderlândia
  8. UBS Coqueiro
  9. UBS Cidade Nova 6

REALIZAÇÃO DE 2 MIL MAMOGRAFIAS

De 06.10.2021 a 29.10.2021

MAMOGRAFIA DE RASTREIO: Indicada para mulheres de 50 a 69 anos.

MAMOGRAFIA DE DIAGNÓSTICO: Indicada para mulheres com idade acima de 35 anos.

  • Para avaliação e agendamento do exame de mamografia, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.