Conecte-se conosco

ANANINDEUA

Ananindeua terá praça com Playground adaptado para cadeirantes

Fotos: Leandro Santana e Rosane Linhares / Fonte: Ascom Prefeitura de Ananindeua

Nesta quarta-feira, 13, os moradores da Rua A e da we 69 do conjunto Guajará I tiveram uma notícia há muito tempo esperada. A Prefeitura de Ananindeua vai reconstruir uma praça no local que será chamada de Praça “Paulo Ferreira”, em homenagem e memória a um dos primeiros moradores do local.

“Era uma praça há muito tempo aqui. Mas aos poucos por vandalismo, o espaço foi perdendo os bancos, a maloca que tinha aqui e até a quadra de esportes. Agora que vai passar por obras, é muito louvável o projeto, vai beneficiar todo mundo”, revela Diego Ferreira, que mora em frente ao local, cresceu ali e agora sonha em passear com a família na nova praça que levará o nome do pai.

Rafaela Rostand que é mãe de Laura, de um ano; e Estevão, de 5 anos; não vê a hora de a praça ser inaugurada para passear com a criançada.

“ Porque essa rua aqui dá acesso pra uma fábrica e passa muito carro, as crianças não conseguem brincar na rua direito. E aí, a gente tenta passear um pouco, mas não tem espaço. Esse terreno estava abandonado. Quando tiver a praça será muito melhor e mais seguro”, conta a mãe.

Atualmente o espaço tem uma área verde ampla, mas é um terreno sem atrativos. Atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade, o Prefeito Doutor Daniel, por meio da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), elaborou um projeto que irá transformar a área- que já foi uma praça um dia – num verdadeiro espaço de lazer e convivência. As obras já foram autorizadas e devem iniciar em breve.

INCLUSÃO SOCIAL

E o que chama mais atenção no projeto de restauração da Praça “Paulo Ferreira” é a construção de um playground adaptado para crianças com necessidades especiais. A informação foi dada pelo Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, o qual revelou que as crianças com e sem deficiência poderão se divertir juntas no mesmo espaço.

“Eu fico muito feliz de estar aqui no guajará assinando essa nova ordem de serviço para atender um pedido dos moradores e ainda mais porque essa praça vai representar um marco no município para darmos um passo importante para a inclusão social. E que seja referência para outras que virão.”

Para Gleyson Macedo, Presidente do Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA) e cadeirante, está é uma iniciativa bem vinda que reafirma a garantia de direitos da PNE.

“toda criança tem direito de brincar. E com essa inclusão social, a gente vê um grande passo sendo dado aqui no município que é esse olhar pelas pessoas com deficiência.”, ressaltou Gleyson.

Para a mãe de uma criança cadeirante, os brinquedos farão toda a diferença na rotina do filho Gabriel, de 9 anos. Rita Maria revelou que ao dar a boa notícia ao filho, ele ficou bastante eufórico de felicidade.

“As crianças cadeirantes ficam muito presas dentro de casa. Por conta da falta de acessibilidade que ainda persiste nas ruas. Eu tenho certeza que com essa iniciativa, o Gabriel vai poder desfrutar e se divertir com as outras crianças.”, reiterou a dona de casa.

Texto: Jackie Carrera

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.