Conecte-se conosco

SAÚDE

Santa Casa participará de um mutirão cirúrgico inédito em benefício de crianças com graves deformidades nas mãos

Os pacientes foram selecionados a partir de critérios de complexidade clínica e de extrema vulnerabilidade socioeconômica

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

Nos dias 1º e 2 de novembro, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) participará de um mutirão cirúrgico inédito em benefício de crianças com graves deformidades nas mãos.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) dentro dos blocos cirúrgicos da Santa Casa, a ação social reunirá um especialista internacional, 10 especialistas de outros estados, 10 especialistas paraenses e 10 residentes que promoverão cirurgias paralelas e contíguas para corrigir deformidades graves, congênitas, em uma mão ou nas duas mãos de pelo menos 20 crianças, na faixa etária de dois a nove anos. 

Os pacientes foram selecionados a partir de critérios de complexidade clínica e de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Todas as famílias são do interior do Pará. 

De acordo com o cirurgião Rui Barros, um dos organizadores, a iniciativa visa a ensejar funcionalidade, saúde e qualidade de vida para crianças que desde o nascimento enfrentam sérias dificuldades de inserção social, aprendizado e movimentação.

“Muitas têm os dedos grudados em ambas as mãos e isso não permite escrever, digitar; elas sofrem bullying, preconceito. Devolver autoestima, movimento, vai mudar a vida das crianças e das famílias”, resume. 

Parceria 

A proposta é que o pós-cirúrgico imediato seja avaliado pelas próprias equipes cirurgiãs em consultório na Santa Casa e que o acompanhamento ambulatorial em médio e longo prazos seja encaminhado para o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), pelo sistema de regulação da Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

A ação social tem parceria também da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e Sociedade de Anestesiologia do Estado do Pará (Saepa).

Texto: Márcio Bastos/Ascom Santa Casa
Por Luana Laboissiere (SECOM)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.